Chocolate como aliado da saúde

Os chocólatras até poderiam não saber o nome das substâncias que os fazem ficar satisfeitos quando comem um chocolate, mas sabiam que tinha algo diferente ali. As propriedades do alimento elevam os níveis de serotonina e endorfina, causando aquela sensação de bem estar.

Mas não se iluda. Feito com massa e manteiga de cacau, sacarose e outros ingredientes, o chocolate tem carboidratos e gordura, ou seja, em elevadas quantidades, pode contribuir para obesidade.

A nutricionista Marcella Xavier, recomenda consumir 30g diárias. “Assim, é possível compor uma alimentação balanceada em calorias e nutrientes, pois ingerir grandes quantidades de alimentos energéticos aumenta o risco de obesidade”, alerta. Os flavonóides presentes no cacau ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas e substâncias como cafeína estimulam o raciocínio.

Mas não ache que todos os tipos de chocolates apresentam as mesmas propriedades benéficas. O chocolate branco é feito a partir da manteiga de cacau e, portanto, tem muito mais gordura que o chocolate ao leito ou amargo, sendo assim, mais calórico que o chocolate comum. Em contrapartida, o amargo ou dark contem até 70% de cacau e, portanto, é uma fonte rica em flavonóides.

Calorias/100g de chocolate

Ao leite: 540 kcal
Amargo: 537 kcal
Meio amargo: 550 kcal
Branco: 550 kcal
Achocolatado em pó: 400 kcal

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta