Cidades e Aeroportos no Século XXI

O professor pós-doc em economia Josmar Cappa lança, no dia 8 de agosto, o livro “Cidades e Aeroportos no Século XXI”, no CIESP-Campinas.
O autor compõe a perspectiva histórica da organização do transporte aéreo e dos aeroportos no Brasil como partes do processo de industrialização ocorrido no século XX, e analisa o papel dos grandes aeroportos como infraestrutura estratégica para a promoção do desenvolvimento local e regional, diante da economia contemporânea organizada por grandes empresas em redes mundiais de inovação, produção e de comércio de mercadorias.
No livro, publicado pela Editora Átomo & Alínea, a Região de Campinas e o Aeroporto Internacional de Viracopos são utilizados como objeto de estudo sobre as relações econômicas entre cidades e aeroportos no século XXI para analisar o principal dilema nas relações entre cidades e aeroportos: rapidez no ar e lentidão em terra. Trata-se de uma região expressiva no país e do aeroporto projetado pela Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos S/A para tornar-se centro aeroportuário da América Latina, com capacidade para transportar, anualmente, um milhão de toneladas de mercadorias e 80 milhões de passageiros.
O livro traz conteúdo e dados relevantes para gestores públicos e privados, profissionais e estudantes de Economia, Administração, Comércio Exterior, Logística, Transporte Aéreo, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Geografia, Turismo e de Gestão de Políticas Públicas.
Pode ser utilizado em cursos de Especialização, Mestrado e Doutorado em diversas áreas, além de contribuir para a formulação de políticas públicas de gestão aeroportuária e instituir a inserção dos grandes aeroportos junto à dinâmica urbana e econômica das cidades de forma compatível com a economia do século XXI.
O Prefácio do livro é assinado por David Stweart, Presidente da International Air Transport Association (IATA), e também pelo Presidente da IATA – Brasil, Carlos Ebner.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta