Circuito de corrida e caminhada da longevidade

Please select a featured image for your post

Não são apenas os idosos que têm dificuldade de realizar atividades básicas em seu dia-a-dia. Um levantamento do IBGE divulgado no início deste mês mostra que para 42 milhões de pessoas com mais de 14 anos, caminhar por mais de 1 quilômetro, por exemplo, ou abaixar-se para pegar alguma coisa do chão, é uma tarefa árdua.

A pesquisa consta do suplemento de saúde da Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio), divulgada pelo IBGE. Segundo o estudo, 29,1% da população atualmente apresentam as dificuldades relatadas acima, entre outras. Em 2003, o índice de pessoas nestas condições era de 26,2% da população.

Segundo Lauter Nogueira, diretor técnico do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade, o sedentarismo está por trás de diversas doenças. “Hoje o foco principal da saúde é a prevenção, especialmente quando pensamos numa população que tende à longevidade, como é o caso da brasileira”, afirma. “E, para prevenir uma série de problemas, praticar alguma atividade física é essencial”, ensina. Segundo ele, o grau de dificuldade de se movimentar que uma pessoa terá no futuro depende essencialmente da postura que adota no presente.

Os benefícios no organismo para quem corre ou caminha são diversos. “As pessoas sentem-se menos deprimidas, perdem o receio de cair, melhoram a postura, a pressão arterial, o sistema imunológico e o equilíbrio”, garante o especialista. Ele adianta, no entanto, que cada pessoa deve sempre respeitar seu ritmo e que os iniciantes devem antes procurar uma orientação especializada.

De acordo com o IBGE, na época da pesquisa, 75,2 milhões de pessoas assistiam à televisão por mais de três horas por dia e 16,2 milhões passavam o mesmo tempo usando videogames ou computadores, apenas fora do ambiente de trabalho. Na faixa entre 10 e 19 anos, o percentual que utilizava esses aparelhos por no mínimo 180 minutos diários ultrapassou os 50%.

“A principal meta deste Circuito é fazer com que essas pessoas se sensibilizem para a importância da atividade física e deixem de ser sedentárias. Queremos que elas incorporem a caminhada – e posteriormente a corrida – em seu ritmo diário”, afirma Lauter.

A etapa Campinas do Circuito de Corrida e Caminhada da Longevidade Bradesco Seguros e Previdência acontece hoje, dia 25, a partir das 8h. A largada da corrida de 6 quilômetros acontece na Lagoa do Taquaral, no Parque Portugal. Às 9h15, saída para a caminhada de 3 quilômetros, no mesmo local.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta