Como pagar o IPVA?

Please select a featured image for your post

Janeiro é o mês de pagamento de impostos que podem pesar no orçamento, como o IPVA, e é neste momento que surgem as dúvidas de como pagá-lo, à vista ou parcelado. O educador financeiro Reinaldo Domingos, do Instituto DiSOP dá a dica. “Tudo depende do fluxo de caixa de cada pessoa. O primeiro exercício nesse caso é levantar todas as contas que se tem e descobrir se você tem dinheiro em caixa ou não”.

Se a pessoa estiver devedora, sem dúvidas deve parcelar. Para quem não tem reservas financeiras, a melhor opção também é o parcelamento, já que o desconto de 3% é muito menor do que os juros do cheque especial ou do empréstimo pessoal, caso a pessoa fique descapitalizado nos meses seguintes.

Para quem tem reservas financeiras, outra análise deve ser feita. É importante saber onde essa reserva está aplicada e o rendimento que a mesma proporcionará no trimestre. Caso o dinheiro esteja aplicado na poupança, provavelmente o rendimento do período será menor que 3%, então o pagamento a vista é mais vantajoso. O mesmo pode ser feito para verificar a vantagem de se parcelar ou não o IPTU.

“Agora é muito importante que as pessoas aprendam a descriminar todas as suas fontes de renda e cada uma de suas dívidas mensalmente, assim saberão quanto podem gastar e onde podem cortar custos, para assim atingir o equilíbrio financeiro em qualquer período do ano”, alerta Domingos.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!