Como servir bem

Please select a featured image for your post

Além de uma gastronomia de qualidade, com um cardápio diferenciado e saboroso, o atendimento é um ponto chave para o sucesso de qualquer restaurante ou bar. Segundo Cidinha Vicente, sócia-proprietária do Restaurante L’Alouette, é fundamental que os garçons sejam bem preparados para conquistar os clientes. “Uma boa comida e um bom atendimento fazem totalmente a diferença. As pessoas procuram se sentir bem, a vontade em um restaurante e ser bem servido faz parte. E se eles não se sentem bem atendidos, com certeza não voltam mais”, afirma.

Cidinha ainda diz que é papel dos donos do restaurante ou bar propiciar treinamento adequado e eficiente aos funcionários. Isso evita erros e incômodos para os clientes. “Aqui no L’Alouette eu sempre fico por perto, explico e oriento desde a organização das mesas até a hora de servir. E acredito que isso cabe ao dono do estabelecimento treinar seus funcionários ou encaminhá-los para um curso. Um bom atendimento, aliado a boa comida é sinônimo de casa cheia”.

Confira dicas preciosas de Cidinha para preparar bem os garçons e evitar gafes com os clientes.

-Em um restaurante é utilizado o serviço à inglesa, no qual o garçom serve os clientes. Mas, em uma recepção formal é usual o serviço à francesa, que é aquele onde o garçom leva os pratos, petiscos até a mesa e os convidados se servem.

-Independente da ocasião, os uniformes sempre devem estar limpos. Os garçons nunca devem encostar na mesa ou nos presentes.

-A mesa sempre deve ser posta seguindo as regras de etiqueta. Por exemplo: um serviço à americana deve ter os pratos empilhados em um lado da mesa com o arranjo ao centro, pois se trata de um acontecimento informal, no qual os convidados vão se servir.

-Para servir a mesa sempre deve-se começar com as bebidas, as entradas (sopa ou salada), prato principal e sobremesa. As bebidas nunca devem ser servidas até a boca do copo.

-Os pratos que serão servidos sempre devem ser colocados a esquerda do cliente/convidado. Ao finalizar a refeição, os pratos também devem ser retirados pela esquerda. O novo prato, sem alimento, que deverá ser colocado na mesa entra pela direita.

-Ao retirar os pratos e copos usados, sempre devem empilhar os pratos e retirá-los primeiro e depois os copos.

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta