Concerto gratuito

A Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas (OSMC) volta a se apresentar gratuitamente. Amanhã, sexta-feira, 17 de agosto, na Paróquia Santa Rita de Cássia, às 20h, os músicos realizam mais um dos seus concertos populares, sob regência do maestro titular e diretor artístico da OSMC, Victor Hugo Toro. A Sinfônica apresentará três peças de três diferentes compositores internacionais reconhecidos mundialmente: Joseph Haydn, Gerorg Philipp Telemann e Wolfgang Amadeus Mozart.

Programa
A abertura será com a obra “A Ilha Desabitada”, do austríaco Joseph Haydn. Haydn, contemporâneo do iluminismo, compôs óperas do gênero “semiserio”, em que o heroísmo e a tragicidade são pontilhados por comentários irônicos e burlescos, tão ao gosto do século 18.

Em seguida, os músicos da OSMC interpretam a suíte musical do ballet “Don Quixote”, composta por Gerorg Philipp Telemann, um dos compositores mais famosos da Alemanha, pois compôs em todas as formas e estilos existentes em sua época. Apesar de ser apenas quatro anos mais velho do que seus contemporâneos Bach e Haendel, utilizou um estilo muito mais avançado e pode ser considerado um precursor do estilo musical clássico.

O encerramento do concerto será com a Sinfonia nº 29, em lá maior, de Wolfgang Amadeus Mozart. Autor de mais de seiscentas obras, muitas delas referenciais na música sinfônica, concertante, operística, coral, pianística e camerística, sua produção foi louvada por todos os críticos de sua época, embora muitos a considerassem excessivamente complexa e difícil. Hoje Mozart é visto pela crítica especializada como um dos maiores compositores do ocidente e sua imagem se tornou um ícone popular.

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta