Confraria Iguatemi 2009

Please select a featured image for your post

A Confraria Iguatemi 2009 conta hoje com a presença do chef Erick Jacquin, e amanhã com a enóloga Jeanne Marioton.

Jacquin irá preparar codorna recheada com champignons e macarons. Jeanne Marioton irá falar sobre vinhos brancos da região da Loire, tintos da Côtes Du Ventoux e roses da Provence.

Na próxima semana, a Confraria Iguatemi trará os chefs Carla Pernambuco (04/08), Jurandir Meireles (05/08) e Pedro Pecego (06/08). Os encontros acontecerão das 19h30 às 21h em um cenário especial montado no Espaço Iguatemi Campinas, localizado no terceiro piso do shopping.

Programação:
Dia 29/07, quarta-feira – chef Erick Jacquin
Dia 30/07, quinta-feira – enóloga Jeanne Marioton
Dia 04/08, terça-feira – chef Carla Pernambuco
Dia 05/08, quarta-feira – chef Jurandir Meireles
Dia 06.08, quinta-feira – chef Pedro Pecego

Serviço:
Evento: Confraria Iguatemi 2009
Datas: dias 28/07, 29/07, 30/07, 04/08, 05/08 e 06/08
Local: Espaço Iguatemi Campinas, localizado no terceiro piso do Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777 – Vila Brandina)
Horário: das 19h30 às 21h
Inscrições: encerradas

Conheça os palestrantes

Carla Pernambuco – Conhecida como a primeira mulher a conquistar um espaço no meio gastronômico brasileiro, a chef gaúcha Carla Pernambuco hoje comanda a cozinha de seus dois Carlota, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Mas por pouco o destino da chef seria bem diferente: ela chegou a estudar Artes Cênicas e Comunicação Social antes de se dedicar às panelas na Peter Kump´s School of Culinary, em Nova York, em 1992.
Depois de cursar a The French Culinary Institute e de trabalhar no restaurante Boom e na The Cleaver Company Catering, Carla voltou ao Brasil, onde passou a assinar o menu do carioca Bartholomeu. Em 1995, abriu o Carlota na capital paulista, a casa que rendeu citação na lista Hot Tables, da revista Conde Nast Trabler, responsável por selecionar os 50 melhores restaurantes do mundo. Mesmo com tanto reconhecimento, a chef permanece com seu antigo processo de criação: anda com um inseparável caderninho, onde anota tudo que pode ser aproveitado para o cardápio de seus restaurantes. Sua filha, Juju Pernambuco, parece seguir os passos da mãe e já assina até uma coluna sobre gastronomia na revista adolescente Smack.

Pedro Pecego – É especialista na culinária oriental, mas também, passou por restaurantes franceses e trabalhou com chefs renomados como Pierre Landry, Flávia Quaresma, Dominique Raymond, Sebastien Fare e Nao hara.Foi ajudante de cozinha, cozinheiro 3, 2 e 1, sub-chef, gerente e dono de restaurante que, apesar de só ter funcionado um ano, foi premiado com 4 estrelas pela Revista Gula e 2 estrelas pelo Guia de Restaurantes Danusia Bárbara. Trabalhou em Portugal, França, Uruguai e Argentina.

Jeanne Marioton – Francesa, radicada no Rio de Janeiro, é especialista em vinhos e trabalha nesse universo há mais de dez anos.
Durante seis anos, foi diretora de vendas de uma importadora exclusiva de vinhos franceses, realizando degustações semanais. Em 1999, criou “Le Vin et La Table ” – Ateliers do Vinho e desde dessa época dá cursos para enófilos, realiza treinamento e formação para profissionais, presta serviço de consultoria para empresas especializadas e importadoras, atende a um grupo seleto de enófilos que procuram os seus conselhos e serviços, dirige degustações, comanda jantares harmonizados em alguns dos melhores restaurantes do Rio de Janeiro e garimpa vinhos. Todo ano passa uma temporada na França fazendo cursos, participando de degustação e se colocando a par das novidades tanto vinícolas quanto gourmets.

Erick Jacquin – Erick Jacquin é hoje um dos mais importantes chefs franceses em atividade no Brasil. Maître Cuisiner de France no país, comanda a La Brasserie Erick Jacquin, premiado restaurante francês em São Paulo, localizado em Higienópolis. Propõe uma cozinha plena de sabores, exotismo e criatividade com as cores do Brasil. Uma das suas especialidades é o foie gras. Além disso, poucos sabem que foi Erick quem trouxe o petit gâteau para o Brasil. Nasceu em 1964 em Dur Sur Auron, uma pequena e tradicional cidade do Departamento de Cher, no centro da França, perto do Vale do Loire, a conhecida região vinícola, também região de castelos onde residiram os reis da França. Como a região onde nasceu e foi criado não possuía tradição de alta gastronomia, após cursar a Escola de Hotelaria, Erick decidiu ir para Paris, onde trabalhou em vários grandes restaurantes franceses e com Henri Charvet – Maître Cuisinier de France -, proprietário do restaurante Au Comte de Gascogne, que lhe confiou a responsabilidade da cozinha. No Brasil desse 1994, trabalhou durante quatro anos no restaurante francês Le Coq Hardy e na sequência comandou a cozinha do Café Antiqüe. Em dezembro de 2004, quando Erick celebrava exatos dez anos de Brasil, inaugurou a La Brasserie Erick Jacquin, tendo como sócios o empresário Laércio Cosentino e o arquiteto Evandro Andreoni. É um dos chefs mais premiados do país, tendo recebido, entre outros, duas vezes o título de Melhor Chef do Ano e de Melhor Restaurante Francês da cidade de São Paulo pela Revista Veja; I Prêmio Paladar, do jornal O Estado de S. Paulo (em duas categorias); Prêmio Gula 2006 na categoria melhor restaurante francês; e a insígnia Chevalier de l´Ordre du Mérite Agricole, entregue pelo governo francês a pessoas de destaque no Brasil, que muito têm contribuído para a divulgação da França no país.

Jurandir Meireles – Baiano de Tremendal, o chef Jurandir Meireles começou sua carreira no ano de 1989, no restaurante Satida. Apaixonado por gastronomia, ingressou no Grupo Fasano em 1990, chegando depois a chef de massaria. Em 1994 foi “convocado” a se tornar chef do restaurante Gero, que estava prestes a ser inaugurado. Em 1998 embarcou para a Itália, para fazer especialização na cidade de Orvieto. Acabou se transformando em pupilo do chef Gianfranco Vissani, considerado na época um dos três melhores chefs do mundo. Hoje Jurandir é um dos sócios do restaurante Forneria San Pietro do Iguatemi Campinas e foi eleito Chef do Ano pela revista Veja Campinas – O Melhor da Cidade (Guia 2008/2009). É também consultor do restaurante Zucco, em São Paulo.

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta