Conheça os benefícios dos temperos na culinária

É sempre bom ter uma infinidade de temperos na despensa para que a comida ganhe um novo sabor e não caia na mesmice. O principal benefício dessas plantinhas é realçar o sabor das refeições, sem que a gente precise recorrer aos produtos artificiais que apresentam uma quantidade elevada de sal, conservantes e outros aditivos que podem ser prejudiciais à saúde quando usados com constância.
Com a ajuda do A Boa Terra, um dos mais antigos sítios de produção e comercialização de orgânicos, listamos os benefícios dos principais temperos que usamos na cozinha. Confira abaixo:

Alho: é um dos temperos que mais colaboram para uma vida saudável. O alho é rico em minerais que nutrem o organismo, como potássio, cálcio e magnésio. A alicina presente ajuda a saúde do coração ao reduzir os níveis de colesterol e coágulos no sangue. As funções respiratórias também são beneficiadas graças às suas propriedades expectorantes e antissépticas.

Cebola: é um alimento muito comum na cozinha brasileira que pode ser consumida de diversas formas, como assada, cozida, frita ou crua em saladas. O tempero apresenta boas doses de Vitamina C, B, B6 e potássio que é essencial para redução da pressão arterial. A presença de flavonóides está relacionada à prevenção do câncer e doenças cardíacas.

Coentro: rico nas vitaminas C, vitaminas do complexo B e cálcio. Os antioxidantes presentes contribuem para a saúde do coração e ajudam na na prevenção de doenças neurológicas, como Parkinson e Alzheimer.

Manjericão: é o tempero favorito de quem aprecia uma boa massa com molho de tomate fresco. A planta apresenta vitaminas do tipo A, C, B1, B2 e B3, além de minerais como cálcio, fósforo e ferro, essenciais para a manutenção de dentes e ossos.

Açafrão: é uma poderosa especiaria rica em vitamina C, ferro, vitaminas do complexo B, potássio e fósforo. O tempero que é muito utilizado na culinária Indiana também contribui para o controle da hipertensão arterial e diabetes, além de auxiliar no equilíbrio do colesterol.

Pimenta dedo-de-moça: o tempero tem vitaminas do tipo A, C e E. Entre seus benefícios, estão o alívio da congestão nasal, prevenção de doenças fúngicas e controle dos níveis de açúcar no sangue.

Gengibre: com vitamina B6, potássio, cobre e magnésio, o gengibre protagoniza muitas ações benéficas, como no tratamento de gripes e resfriados ao fortalecer o sistema imunológico. A raiz também atua no controle da pressão e tem ação anti-inflamatória que melhora os sintomas de artrite, dores musculares e doenças respiratórias, como asma e bronquite.

Tomilho: a erva melhora os sintomas de bronquite, alivia a tosse e combate infecções na boca e no ouvido. Por apresentar antioxidantes, ele ajuda a impedir a ação dos radicais livres e a proliferação de células cancerígenas.

Orégano: a erva possui muitas propriedades nutricionais para o nosso organismo, como fortalecimento da imunidade, combate à retenção de líquido e desidratação e auxílio na digestão, além de combater gripes e resfriados. O orégano também apresenta cálcio, ferro, vitamina K e manganês.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta