Conhecer para prevenir

A epilepsia é uma doença crônica caracterizada por crises epilépticas recorrentes, que acontecem devido a descargas elétricas anormais e excessivas no cérebro, podendo se manifestar de diversas formas, como convulsões. Entretanto, existem alguns fatores externos capazes de as desencadear, influenciando diretamente em sua frequência. O problema é que essas causas são, na maioria das vezes, desconhecidas.

A neurologista Elza Márcia Yacubian elencou algumas informações importantes para esclarecer possíveis dúvidas sobre o assunto:

Influência na ocorrência de crises epilépticas
Os fatores desencadeantes são dependentes da idade. Em crianças de até seis anos, destacam-se as crises febris, que ocorrem principalmente com a elevação súbita da temperatura. Já na adolescência, problemas como ausências, mioclonias e convolsões começaram a aparecer e tendem a se manifestar até duas horas após o despertar ou em momentos de cansaço excessivo. Por fim, na vida adulta, algumas causas do aumento da frequência das crises são privação de sono, ingestão alcoólica, estresse e hábitos de vida não saudáveis.

Prevenção e combate
Evitar momentos de estresse, dormir oito horas por noite e alimentar-se bem são alguns dos hábitos que contribuem para evitar as crises. Também é importante que haja um cuidado para não esquecer de tomar o remédio nos momentos certos.

Relação das crises com fatores psicológicos
Uma recente pesquisa, realizada no Norte de Manhattan e no Harlem, mostrou que fatores estressantes, como dificuldade de integração social, depressão e transtorno de ansiedade generalizada, aumentavam o risco de repetição de crises em duas a três vezes. Esses números mostram a importância do acompanhamento psicológico, representado, por exemplo, por meio da terapia de relaxamento.

Respeito é bem-vindo
É essencial que cuidadores, familiares e conhecidos não excluam a pessoa com epilepsia e convivam com ela com naturalidade. A inclusão social é importante para que ela saiba lidar melhor com a própria doença e não se sinta sozinha em sua jornada. 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!