Conselho da RMC

Durante a última reunião do Conselho de Desenvolvimento da RMC (Região Metropolitana de Campinas), que aconteceu na quarta-feira, dia 26, em Monte Mor, o prefeito de Pedreira, Hamilton Bernardes Júnior (PSB), foi eleito o novo presidente. A vice-presidência ficou com o prefeito de Itatiba, João Gualberto Fattori (PSDB).

Na Secretaria Executiva continua Ester Viana e na diretoria da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), Gustavo Zimerman. A eleição se deu por aclamação. A unanimidade na escolha é uma tradição do conselho.

O prefeito de Indaiatuba Reinaldo Nogueira (PDT) e o secretário municipal de Governo Odair Gonçalves estiveram presentes no encontro.

O novo presidente disse que nesses 10 anos, a RMC ganhou um grau de amadurecimento nas ações e conceito de região metropolitana. Ele vai trabalhar para a implantação de ações conjuntas regionais envolvendo os 19 prefeitos, cada cidade com sua parcela de contribuição. Entre as prioridades citadas estão o transporte público metropolitano, o trem de alta velocidade (TAV), a ampliação de Viracopos e a mudança de traçado da via férrea da ALL (América Latina Logística), que passa por cinco municípios.

O secretário adjunto Estadual de Transportes Metropolitanos, Peter Walker participou do encontro e apresentou o projeto do Expresso Bandeirante. Ele é um trem de média velocidade que deve ligar Viracopos a São Paulo. Segundo o secretário, os estudos estão avançados e a iniciativa vai reavivar a antiga linha Santos-Jundiaí e em seguida chegará a Campinas.

Foto: Odair Gonçalves ACS/PMI

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!