Consulado Móvel Português

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo lança amanhã, às 11 horas, na cidade de Campinas, a 1ª Permanência Consular portuguesa da cidade e a 2ª do Estado de São Paulo. O projeto visa atender portugueses e descendentes que vivem e trabalham no interior paulista.

A iniciativa vai levar a estrutura do Consulado para mais perto daqueles que residem longe da capital, diminuindo a necessidade de se percorrer grandes distâncias e os custos com viagem. “Queremos estar cada vez mais próximos das comunidades luso-brasileiras no interior e levar soluções que facilitem o dia a dia desses cidadãos”, explica o Cônsul-geral de Portugal em São Paulo, Paulo Lourenço.

A Permanência Consular, uma espécie de Consulado móvel, poderá efetuar todos os serviços consulares como Cartão do Cidadão, Passaporte, Recenseamento Eleitoral e Registro Civil, entre outros. Isso é possível graças a um computador tecnologicamente avançado, intitulado “Pepmóvel”, que permite a um funcionário credenciado captar imagem, assinatura e impressão digital na hora, como se estivesse nas instalações do Consulado. Indiretamente, o projeto servirá também como um meio de aproximação dos empresários portugueses da região.

Os atendimentos serão realizados nos dias 16 e 17 de outubro, na Casa de Portugal de Campinas, e será necessário agendamento prévio pelo site do Consulado (www.consuladoportugalsp.org.br) ou pelo e-mail [email protected]

Até o final do ano, a intenção é que a unidade móvel se desloque a distâncias cada vez maiores da capital de São Paulo, dentro da jurisdição que abrange o Consulado. As próximas cidades previstas são Marília, São José do Rio Preto e Ribeirão Preto, além de uma segunda visita à Araraquara, onde foi inaugurada a 1º Permanência Consular do Estado de São Paulo em setembro deste ano, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta