Controle de finanças

O começo de ano, pode se tornar sinônimo de dívidas para algumas famílias. É preciso se planejar para que os gastos acumulados no Natal e férias não se acumulem às despesas típicas do início do ano, como IPTU, IPVA, matrícula e material escolar dos filhos.
Na hora de escolher entre pagar a conta vencida e a que irá vencer, opte pela quitação da dívida, pois, geralmente, os juros que se paga nas dívidas são maiores do que os juros recebidos nas aplicações financeiras. Quando é feita a programação, é possível saber com antecedência qual será o valor dos débitos e, portanto, o planejamento para a quitação é mais fácil de ser feito. 
Quando possível, opte por pagar o IPVA e IPTU sempre à vista, para usufruir do desconto oferecido em cada Estado.
Na compra do material escolar, pesquise para conseguir produtos mais baratos. Por mais que o valor pareça insignificante, ele pode fazer a diferença no fim das contas. Fazer pagamento parcelado, se não houver incidência de juros, pode ser vantajoso. Mas, com a quitação à vista, pode ser possível negociar algum desconto. 
Faça o balanço da sua situação financeira anual, para não errar novamente no próximo ano. Cancelar o cheque especial é outra forma de lidar melhor com o dinheiro. Além disso, reduzir o limite do cartão de crédito é prudente para quem está com dificuldades financeiras.
Sempre que sobrar algum dinheiro, ele deve ser inserido em alguma aplicação financeira. Para quem está começando, a poupança é uma boa alternativa. Se o prazo é curto, é melhor optar pela renda fixa. Se há prazo longo, daí sim opte por renda variável. 
Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta