Corrida de rua

As corridas de rua têm conquistado cada vez mais adeptos nos últimos tempos – o número crescente de participantes de provas oficiais é prova disso. Em Campinas, a Meia Maratona, que atraiu 3,5 mil participantes em 2011, deve atrair 6 mil pessoas neste ano, divididas nas duas modalidades de prova disponíveis: 21Km e 10Km.

Para aqueles que estão pensando em aderir à prática, a organização do evento listou 21 dos principais motivos que conquistam atletas e corredores amadores. Confira:

Diga adeus à barriga
De acordo com pesquisadores, com a prática de corrida é possível secar a barriga até 40% mais rápido do que pedalando, por exemplo. Isso porque enquanto um adulto de 63Kg queima 391 calorias em meia hora de corrida intensa, gastará 227 calorias no mesmo período andando de bicicleta e 272 calorias jogando tênis.

O prazer de conquistar objetivos
Seja meta de tempo, saúde ou peso, correr contribui para fortalecer a confiança na conquista de resultados, seja qual for o seu objetivo.

Sem tempo ruim
Sol, vento, chuva – não há desculpas para não correr. A corrida é um esporte que pode ser praticado em qualquer clima.

Felicidade
"A realização de exercícios leves a moderados libera endorfinas naturais que provocam a sensação de bem-estar e amenizam o estresse", afirma Flávio de Almeida Prado Mendes, especialista em fisiologia do exercício.

É simples
Se você sabe andar, sabe correr.

Ajuda também os outros
No mundo inteiro há corridas beneficentes em prol de causas humanitárias. No Brasil não é diferente. Você poderá participar dessas provas e ajudar o próximo.

Criatividade em alta
Muitos profissionais criativos utilizam a corrida como forma de superar bloqueios mentais ou estímulo para conseguir tomar decisões difíceis e inadiáveis. A solução funcionará para você também. O motivo? "O fluxo de oxigênio no cérebro aumenta com a corrida, ativando os neurônios e dando um tempo para arejar as ideias longe dos problemas", afirma Mendes.

Os números não mentem
Para aqueles que ficam de olhos em resultados, a corrida de rua é excelente: o que você doa de si é o que vai receber. Basta ficar atento às planilhas que não tem erro.

Superação
A cada recorde pessoal superado, você poderá saborear os resultados. Sensação indescritível.

Hora extra na queima de gorduras
De acordo com estudo da Universidade Loughborough, da Inglaterra, mesmo após correr por 20 ou 30 minutos, você ainda pode estar queimando calorias.

Formas
"A corrida tonifica os músculos das coxas e glúteos mais rápido do que qualquer outro exercício físico” explica o especialista.

É bom para o coração

Estudos da universidade americana Purdue revelam que a prática regular de corrida diminui pela metade o risco de doenças coronárias.

Projeto flexível
A prática de corrida é facilmente adaptável ao seu modo de vida. O programa pode ser ajustado a períodos de menor ou maior treino, sem danos ou perdas.

Pulmões turbinados
Durante a corrida, uma pessoa adulta gasta em média dez vezes mais oxigênio do que quando está em repouso. Como consequência ao estímulo constante, todo o sistema cardiorespiratório será fortalecido – coração e pulmões passam a trabalhar melhor, enviando mais oxigênio para as áreas que mais precisam, de forma mais rápida. Isso significa que, com o tempo, você será capaz de fazer mais exercícios com menor esforço.

Não precisa de aposentadoria

A corrida é um esporte sem prazo de validade, ou seja, não há limite de idade. Você pode correr com 30 anos, 40, 70, 80…

É terapêutico
Como nessa modalidade os participantes são você e a rua, o tempo de treino pode sérum grande aliado para aliviar o stress diário e ajudar a organizar os pensamentos. Invariavelmente os corredores terminam o treino sentindo-se bem melhor do que no início do período.

Sem distinção de tamanho
É possível correr independente do tipo físico. Não há impedimentos, apenas ajustes de treino para cada condicionamento.

“Xô derrota”
A corrida é para todos, pois as marcas são pessoais. Mesmo chegando entre os últimos em uma prova, o que importa é o comparativo com seu próprio desempenho.

Disciplina
Justamente por ter seu desempenho tão atrelado ao treino, a prática de corrida exige muita disciplina. A grande vantagem é que os adeptos acabam desenvolvendo a habilidade também no restante da vida.

Círculo de amigos
Os adeptos acabam invariavelmente conquistando novos amigos, seja nos grupos de corridas, na academia ou nas próprias provas.

É gratuito
Tudo o que você precisa é de um bom tênis, short e camiseta.

 

 

 

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