CPFL celebra centenário

Para marcar seu centenário, comemorado em novembro, a CPFL vai oferecer ao público da capital e do interior São Paulo, uma extensa programação cultural, que se estenderá pelos próximos meses. Um documentário, dois livros e uma exposição compõem a lista de atrações. Sob a bandeira da geração de conhecimento, os eventos fundem os diferentes aspectos da cena brasileira para mostrar a formação e o desenvolvimento social, econômico, tecnológico e cultural do País nos últimos 100 anos.

Um dos principais destaques é o documentário 100 anos Luz, que tem a direção de Sérgio Roizenblit. O filme traça um panorama afetivo e histórico do século XX, década a década, mostrando as transformações de hábitos provocadas pelos avanços tecnológicos. Arquivos de imagens urbanas, depoimentos pessoais, textos e documentos históricos trazem à memória do espectador as mudanças que viveu e ilustram um cotidiano inimaginável para quem já cresceu com celular nas mãos. O documentário entra em cartaz no dia 22 de novembro na sala de cinema da CPFL Cultura, em Campinas, com previsão de exibição em novos espaços em 2013. Além disso, mil exemplares do filme serão distribuídos para bibliotecas, universidades e centros de pesquisa.

Exposições
Ainda neste mês, será inaugurada em Campinas, no dia 22, a exposição 100 Anos de História da Energia, que utilizará recursos tecnológicos como painéis interativos, projeções e exibição de objetos para mostrar a eletricidade como dínamo da evolução econômica e tecnológica. Com a curadoria de Renato de Oliveira Diniz e produção de Ana Maria Xavier, a mostra ficará aberta ao público até o dia 20 de dezembro com visitas monitoradas e, em 2013, deverá ser levada a Ribeirão Preto, Bauru, Santos e Sorocaba.

Livros
O conteúdo visual e conceitual dessa exposição foi transformado em livro de arte. Também intitulada 100 anos de história da energia, a obra, de autoria de Renato de Oliveira Diniz, destaca imagens e textos que valorizam o acervo histórico da CPFL e da história da energia no Estado de São Paulo.

O centenário da CPFL é mote também para o lançamento do livro Brasil – 100 anos de energia, que relaciona o processo de industrialização e mudança social no Brasil com a história da energia e destaca o protagonismo da CPFL nesse processo, especialmente após a privatização. Depoimentos de especialistas como Luiz Pinguelli Rosa e David Zylbersztajn enriquecem a obra organizada por Ricardo Maranhão e Simone Mateos. As duas obras serão lançadas na inauguração da mostra.

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta