Cuidado com o cartão de crédito

O Carnaval está chegando e muitas pessoas pretendem aproveitar os dias de folga para viajar. O problema é que a grande maioria recorre ao comércio eletrônico para compras de passagens, abadás ou ingressos de desfiles sem tomar cuidado com possíveis problemas. O especialista em prevenção a fraudes e monitoramento empresarial, Heitor Garcia, alerta os consumidores sobre uma série de pequenos cuidados que podem evitar situações complicadas no feriado e em qualquer momento.
Em relação às passagens, um dos primeiros conselhos do especialista é checar se o site é realmente da empresa que anuncia ser, além de evitar a compra de terceiros. Para saber se a página da web é segura, a dica é olhar no rodapé e verificar se há uma indicação de “blindagem”. Mas não basta a informação escrita: ao clicar no link, o usuário deve ser direcionado a um site de verificação, já que sites fantasmas podem inserir frases ou marcas para parecerem reais.
O especialista também aconselha a preferência por pagamentos com cartão ao boleto. “No caso de fraude, é possível contestar a transação, o que não acontece com pagamentos por boleto”, explica. No caso da compra de produtos e serviços, a orientação é verificar se o site é o oficial da marca.
Na hora de ir para as festas, Heitor ressalta a importância de estar sempre atento aos pertences e até mesmo anotar e esconder em casa o número do cartão de crédito e telefone do banco para facilitar o cancelamento, se necessário.
Por fim, é recomendado não entregar o cartão ao comerciante na hora da compra e evitar que ele veja a senha. “As fraudes envolvendo falsas máquinas estão cada vez mais raras, mas, caso sinta-se inseguro, troque a forma de pagamento ou peça um novo aparelho. Em último caso, evite a compra e siga para um próximo fornecedor”, conclui o especialista.   

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta