Cuidados com a saúde

Please select a featured image for your post

Entre os meses de abril e julho, o Pronto-Socorro Adulto (PSA) no Hospital Municipal Dr. Mário Gatti registra um aumento de 20% no atendimento, cerca de 400 por dia. Frio, estiagem, queimadas e aglomerações em ambientes fechados são fatores que favorecem o aparecimento das doenças respiratórias. “As patologias respiratórias são comuns, mas o clima seco e o frio ajudam a propagar vírus, bactérias e micro-organismos”, explica o coordenador do PSA, Dr. Roberto Pessoa Mendes.

Para cuidar da saúde, é importante manter uma alimentação balanceada, beber bastante líquido e evitar aglomerações. Muita gente pensa que está gripada, mas na verdade é um resfriado. Segundo Mendes, são doenças diferentes; o resfriado causa corisa, indisposição, dor de cabeça e até um pouco de febre; já a gripe apresenta estes sintomas mais fortes. “Além da febre alta, há dor no corpo e falta de apetite”, explica.

Para o coordenador do PSA, idosos e crianças devem se vacinar contra a gripe, mas ressalta que pode haver leves sintomas de resfriado após a aplicação. “Toda vacina, não só a da gripe, introduz substâncias de micro-organismos para estimular o sistema imunológico, então é normal apresentar alguns sintomas”, diz o médico.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta