O processo da tatuagem começa muito antes da ida ao estúdio. Ele tem início com a idealização do desenho, passa pela escolha da região do corpo onde vai ser realizado o trabalho e finaliza com o tatuador.
Uma vez que esteja pronta, deve-se levar em consideração o cuidado para mantê-la intacta, o que é muito importante tanto esteticamente quando para a saúde.
O descuido pode causar sérios danos e também acabar com o sonho da estilização visual do corpo. Para que a vida útil da tatuagem seja prolongada, aqui vão algumas dicas:
Higienização
Manter o local sempre limpo é muito importante, pois evita que fique infeccionado. É recomendado que se utilize sabonetes neutros, sem perfume, pois os demais podem causar alergia na região, já que a pele está sensível com o trauma que acabou de sofrer. Devem ser evitados esfoliantes, que tiram a pigmentação da tatto. Uma opção, que pode ser usada sem moderação, são os sabonetes antissépticos, que ajudam na prevenção de infecções.
Pomada
A utilização deste produto após a finalização da tatuagem é o primeiro conselho de qualquer tatuador. A pomada ajuda no processo de cicatrização do desenho, sendo que as mais indicadas são à base de bepantol, que vão atuar nas feridas causadas por queimaduras.
Filme plástico
Assim que a tatuagem termina, o tatuador aplica pomada ou vaselina e, logo em seguida, protege a região com um filme plástico. O produto ajuda na absorvição da pomada, evitando possíveis infecções e também protegendo contra agentes externos, como poeira, a própria roupa e até que a pessoa passe a mão no local. Entretanto, não é aconselhado que fique com o plástico por muito tempo, no máximo, o primeiro dia. Como o filme coíbe a entrada de qualquer agente, também atrapalha na respiração da pele, podendo ter efeito contrário, prejudicando a cicatrização.
Exposição ao sol
Como a tatuagem é considerada uma queimadura de 2º grau, a pele fica sensível a qualquer outro tipo de trauma, sendo assim, evitar o sol é uma dica muito importante para a manutenção, principalmente no primeiro mês, para que não se desenvolva uma queimadura de 3º grau.
Cicatrização
O processo faz com que a pele gere “casquinhas”, que vão se soltando ao longo da cura. Elas não podem ser retiradas manualmente, pois podem causar danos à tatuagem e prejudicar sua estética. A casca irá se soltar naturalmente no seu próprio tempo, dependendo do organismo da pessoa e o quanto ela demora para se curar de pequenos traumas. Quando as casquinhas começarem a sair e a tatuagem começar a se curar, a vontade de coçar a região pode ser inevitável, porém isso não pode ocorrer. Interferir na cicatrização pode estragar o contorno do desenho e irritar a pele, causando infecções no local. A dica é dar um tapa de leve no local ou colocar alguma coisa gelada para aliviar.
Comidas gordurosas e condimentadas
Alguns tatuadores recomendam que seus clientes fiquem um tempo sem comer alguns alimentos que podem causar complicações na hora da cicatrização, mas nunca foi comprovado cientificamente que eles causem algum problema caso sejam ingeridos. Ainda assim, é aconselhável a moderação de comidas gordurosas e condimentadas.
Protetor solar
O protetor solar não é apenas para depois da sessão e sim para toda a vida. Quando a tatuagem é nova, o protetor auxilia para que a pele não receba o contato direto com o sol e cause mais queimaduras. Mas, para garantir a beleza do desenho, a utilização deve ser diária. Ele evita desgastes e, no caso de tatuagens coloridas, que elas desbotem.
Hidratantes
A hidratação da pele onde foi realizada a tatuagem é muito importante. Além de amenizar o ressecamento, ajuda a mantê-la sempre com o aspecto de nova. Existem diversos produtos especiais, entre eles, os da Mboah, uma marca que desenvolve hidratante especialmente para tattos. Ela possui opções para as várias etapas do processo, desde a cicatrização até manter a cor do seu desenho. Além disso, os hidratantes podem ser substituídos por produtos para bebê, que não possuem álcool e garantem o mesmo cuidado.