Cuidados diários

Os cuidados com a saúde devem também ser aplicados à higiene bucal, já que muitas doenças podem ter a boca como porta de entrada para o organismo. O mau hálito, infecções e inflamações na gengiva, problemas nos dentes e até nos ossos da mandíbula, são consequências da falta de higiene e da má escovação. Por isso é importante se atentar aos cuidados diários com a saúde bucal e lembrar que a gengiva inflamada pode prejudicar também a saúde do coração.
Em apenas 1 ml de saliva existe aproximadamente 150 milhões de bactérias que podem causar inflamações na gengiva ou no tecido que une os dentes ao osso, levando à mobilidade dental ou a perda do dente. Inflamados, os tecidos tornam-se irritáveis e podem sangrar durante a mastigação, escovação ou limpeza com fio dental e, a partir desse sangramento, há a possibilidade destas bactérias adentrarem à corrente sanguínea chegando, assim, a outras partes do organismo.
A periodontite se dá através da inflamação da gengiva, que facilita a entrada de bactérias que habitam na boca, caindo na corrente sanguínea e assim, podendo atingir o coração – processo chamado de endocardite.
Segundo o cardiologista Dr. César Jardim, estas bactérias existentes na cavidade bucal podem atingir a corrente sanguínea e provocar infecção nas válvulas cardíacas. “Esse processo pode ser tão perigoso que, em caso de endocardite há necessidade de internação para tratamento com antibióticos, além do risco de perda da função das válvulas e infecção generalizada”, esclarece Dr. Jardim.
Para evitar esses problemas, a principal dica é manter sempre os dentes limpos, pois os restos de alimento nos dentes, consequência da má escovação, são causas de problemas na gengiva, inclusive pelo surgimento do tártaro. Nesse caso, no entanto, apenas o dentista pode resolver o problema com equipamentos específicos. 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!