Dentes bem escovados

Please select a featured image for your post

Pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde revelou que 58% dos brasileiros não escova os dentes de forma correta. Segundo Lauro Delgado, especialista em estética e reabilitação oral, a escovação adequada é aquela que engloba escova, pasta e fio dental e que higieniza dentes, bochechas e língua. As escovações após cada refeição são fundamentais para manter a boa saúde bucal, pois evitam que as bactérias se proliferem e originem a cárie. No entanto, algumas pessoas não conseguem escovar direito o dente durante o dia devido ao trabalho na rua, por exemplo. “A dica é dar atenção especial e não deixar de fazer a última do dia, que deve ser bem detalhada. Durante o sono o fluxo salivar diminui, as bactérias se proliferam em maior velocidade e os detritos alimentares se degradam e entram em decomposição acelerada causando mau hálito”, completa.

De acordo com o dentista, a higienização fica muito focada nos dentes, mas é preciso lembrar que língua e bochechas sem limpeza são grandes multiplicadoras de bactérias e propiciam o aparecimento de cáries e mau hálito. Uma escovação adequada deve durar de cinco a oito minutos. O dentista ainda lembra que a escovação é uma questão de jeito e não de força. A recomendação é que se utilize uma escova pequena, para alcançar todos os dentes do fundo, e com cerdas macias. As elétricas devem ser destinadas às pessoas com dificuldades motoras. Após uso da escova, ela deve ser lavada em água corrente e guardada numa caixinha apropriada e deve ser trocada no mínimo a cada dois meses. O fio dental é essencial para remover restos de alimentos dos lugares onde a escova não chega.

O ideal é pegar um pedaço generoso de fio dental, enrolar na ponta do polegar de cada mão, colocar no meio de cada dente fazendo movimentos de dentro para fora e de cima para baixo simultaneamente. Na parte superior, posicionar a escova inclinada com as cerdas na direção e encostadas na gengiva; fazer movimento como se estivesse varrendo para baixo a sujeira. Já na parte inferior, posicionar a escova inclinada perto da gengiva e “varrer” para cima. Estes movimentos devem ser repetidos cerca de dez vezes em cada grupo de dois dentes. Para limpar a língua, é preciso posicionar a escova bem no fundo da língua e puxar a sujeira para frente.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta