Dentição saudável

Usar aparelho durante a infância pode ser um pesadelo para a maioria dos pequenos. Porém, quanto antes os problemas dos dentes tortos foram resolvidos, menor serão os danos e os desconfortos bucais em outras fases da vida. Sobre este assunto, o especialista em ortodontia e ortopedia facial, Rolf Faltin, esclarece algumas dúvidas. Confira:

Crianças podem usar aparelhos ortodônticos
Segundo Faltin, este tipo de tratamento pode começar na fase dos dentes de leite. “A ortodontia preventiva supervisiona o bom desenvolvimento dos dentes e da face da criança, orientando os pais quanto aos hábitos e funções relacionadas à boca. O uso de aparelhos removíveis ou fixos ortodônticos com o objetivo de corrigir problemas relativos à má oclusão da dentição (dentes tortos e encaixe errado) ou mordidas cruzadas ajuda a recuperar espaços para que os permanentes possam nascer sem problemas e evita futuros problemas mais graves” explica.

Dedo, chupeta e mamadeira entortam os dentes
O especialista afirma que, a partir do momento que a criança tem todos os dentes de leites na boca, hábitos como chupetas, mamadeiras e chupar o dedo devem deixar de existir aos poucos. Caso contrário, as más oclusões podem se agravar e necessitar de um tratamento ortodôntico mais complexo para sua correção. “Além disso, tão logo apareçam os primeiros dentes, a criança deve deixar lentamente a amamentação porque o ato de sucção é nocivo nessa idade e pode apresentar danos, como deixar a arcada mais estreita e o palato (céu da boca) mais profundo” ressalta.

Cuidados preventivos são necessários
Faltin aconselha que um especialista seja procurado assim que os pais perceberam qualquer desequilíbrio na região da boca dos pequenos. Porém, aconselha que toda criança faça uma consulta de avaliação por volta dos três anos. “Isso porque alterações ao longo desta fase de desenvolvimento tendem a persistir por mais três anos. Ou seja, por volta dos seis anos de idade, quando se inicia a troca e erupção dos primeiros dentes permanentes, a arcada dentária será em grande parte resultado de como estava aos três anos e assim progrediu. Uma adequada dentição permanente é consequência de uma boa dentição de leite”, garante.

Aparelhos ortodônticos estéticos são tão eficientes quanto os tradicionais em crianças
Eles atendem a necessidade de quem busca mais conforto, estética e higiene, mas deve-se lembrar que os alinhadores estéticos necessitam de colaboração do paciente como qualquer outro tratamento com aparelhos removíveis. “Estes alinhadores têm ampla e boas indicações para tratamentos ortodônticos de curto ou longo prazo, tanto para corrigir os problemas da arcada dentária quanto para promover a contenção dos dentes. Desde a fase de dentição mista até a dentição permanente, são ótimas ferramentas de tratamento e manutenção no cuidado do paciente ao logo de sua vida”, conclui Faltin.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!