Desafios na carreira

A empresa de consultoria suíça Egon Zehnder divulgou os resultados da Pesquisa Global Líderes & Filhas, feita com 7 mil mulheres de sete países – Alemanha, Austrália, Brasil, China, Estados Unidos, Índia e Reino Unido – com o objetivo de identificar, entre outros tópicos, as ambições e desafios das profissionais que atuam no universo corporativo. E os dados apurados revelaram que elas enfrentam obstáculos semelhantes, independente do país onde moram.
As entrevistadas reportaram que existem três principais dificuldades: ampliar seu conjunto de habilidades (32%), ter oportunidade para mostrar suas habilidades e seu potencial (29%) e equilibrar a vida pessoal e a profissional (27%). Nos países em desenvolvimento, como Brasil, China e Índia, as mulheres também mencionaram a diferenciação por gênero e estereótipos que seguem sendo vinculados ao sexo feminino.
Embora, em geral, apenas 7% das profissionais tenham relatado preconceitos, quase metade disse acreditar que é mais difícil para as mulheres conquistarem cargos de gerência do que os homens. Esta crença aumenta à medida que as entrevistadas ganham experiência e lutam por postos mais altos nas empresas em que atuam: 60% das gerentes de nível médio e acima acreditam que, a partir de onde estão, é mais desafiador ser promovida.

Ambições femininas
Outro dado apontado pela pesquisa diz respeito ao quanto as profissionais estão dispostas a conquistar níveis mais altos de gestão. A principal constatação, em nível global, foi que a maioria almeja cargos de liderança executiva nos primeiros estágios da vida (74%), mas este desejo cai consideravelmente (de 72% para 57%) entre aquelas que já ocupam posições superiores e possuem vasta experiência na área.
O nível de ambição também varia entre os países: no Brasil, 92% das entrevistadas aspiram alcançar a chefia, seguido da China (88%) e Índia (82%). Já nos Estados Unidos, este índice fica em 62%, enquanto a Austrália registra 61%, a Alemanha, 58%, e o Reino Unido, 56%.  

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta