O Hospital de Clinicas da Unicamp conquistou o prêmio “Destaque em Transplantes”, como uma das unidades recordistas do interior em números de transplantes e captações de rins e fígados.
O hospital ficou com o primeiro lugar por realizar mais transplantes de fígado e rim no interior de São Paulo. Incluindo a capital do estado, obteve o terceiro lugar. Atualmente, é o quinto lugar do país.
Em 2008, foram realizados 54 transplantes de fígados e 70 de rins. Segundo a médica Ilka de Fátima Santana Boin, responsável pelo setor de transplante hepático da Unicamp, essa premiação é fruto do aumento de doações de órgãos no período de um ano. “Dobramos o número de transplantes realizados pelas equipes”, afirma a médica.
Além dessas duas premiações, o médico aposentado pelo hospital Luis Sérgio Leonardi, que foi coordenador da Unidade de Transplante Hepático, recebeu das mãos do governador uma homenagem de destaque da Secretária da Saúde como o pioneiro do transplante de fígado no hospital ocorrido em 1997.
Colocações:
Pâncreas – 1 º Lugar – Unifesp (Capital)
2º Lugar – Beneficência Portuguesa
Córnea – 1º Lugar – Uniferp (Capital)
1º Lugar – Oftalmológico de Sorocaba (Interior)
Captação – 1º Lugar – Santa Casa de São Paulo (Capital)
1º Lugar – HC – Ribeirão Preto (Interior)
Rim – 1º Lugar – Unifesp (Capital)
1º Lugar – Hospital de Clínicas – Unicamp (Interior)
Fígado – 1º Lugar – Hospital Albert Einstein (Capital)
2º Lugar – HC – USP
1º Lugar – Hospital de Clinicas – Unicamp (Interior)
Coração – 1º Lugar – Incor (HC – USP) (Capital)
Pulmão – 1º Lugar – Incor (HC – USP) (Capital)