Dia da Pessoa com Deficiência

Please select a featured image for your post

Uma exposição sobre as ações da rede municipal de serviços de atenção às pessoas com deficiência marcou o início das atividades da Prefeitura de Campinas para celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, comemorado em 3 de dezembro.

A mostra traz todos os serviços da rede de atenção de Campinas e apresenta um balanço dos avanços nos últimos cinco anos. “Trata-se do primeiro grande balanço para a comunidade. Ainda temos muitos desafios, mas sem dúvida caminhamos bastante neste período. Esta mostra no Paço representa isto”, disse a neuropediatra Maria Luiza Brollo, coordenadora do Programa de Reabilitação de Campinas.

A abertura da mostra, que aconteceu nesta segunda-feira, dia 30 de novembro, reuniu profissionais de saúde; gestores municipais e das instituições parceiras da Secretaria de Saúde; usuários dos serviços de Reabilitação de Campinas e seus familiares; e representantes das Secretarias Municipais de Educação e de Cidadania, Assistência e Inclusão Social.

Também participaram da cerimônia a coordenadora do Programa Municipal de Reabilitação de Campinas, Maria Ardinghi Luíza Brollo; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Pedro Humberto Scavariello e o secretário Municipal de Saúde, José Francisco Kerr Saraiva, que representou o prefeito Hélio de Oliveira Santos.

“A viabilização desta política deve-se a uma conjugação de esforços que tiveram seu início na decisão política dos governantes em responder positivamente às reivindicações e movimentos sociais de pessoas com deficiência. Também deve-se aos parceiros potenciais que, de forma articulada e integrada, podem atuar para a progressiva inclusão das pessoas com deficiência em suas comunidades, para o exercício da cidadania e vida social”, disse José Francisco Saraiva, secretário de Saúde.

Segundo dados do Censo 2000 do IBGE, em Campinas, 15% da população têm algum tipo de deficiência ou incapacidade.


Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta