Dia do Dentista

 No dia 25 de outubro, é comemorado o Dia do Dentista. Apesar de ser um dos profissionais mais temidos pelos pacientes, o seu trabalho é de extrema importância não apenas para manter a saúde bucal, mas também para o combate a outras doenças do organismo, como a endocardite bacteriana, diabetes, hipertensão, entre outras. “Diversas complicações podem estar associadas às infecções na boca. Por isto, o melhor remédio contra elas é a prevenção”, afirma o dentista Paulo Coelho Andrade.
Além da cárie, um dos mais comuns problemas bucais são a gengivite (doença inflamatória da gengiva) e a periodontite, recorrentes principalmente por necessitarem da mudança de hábitos. “A segunda é uma evolução da primeira, atingindo as estruturas de suporte dos dentes (ligamentos, raízes e ossos)”, afirma o profissional. De cada dez brasileiros, nove sofrem em algum grau desse tipo de afecção.
Andrade alerta, ainda, que visitas periódicas ao dentista e uma boa higiene oral são essenciais para evitar estes problemas. Entretanto, ele afirma que muita gente não a leva isso a sério, pois, para grande parte das pessoas, a escovação diária é o único cuidado que deve ser tomado com os dentes. “Apesar de ser o principal e mais efetivo método na manutenção da saúde bucal, ela deve vir acompanhada de outros hábitos vitais, como o uso do fio dental e o auxílio de um profissional”, conclui o dentista.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta