Dia Internacional da Mulher

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Esportes e Lazer preparou uma homenagem às mulheres campineiras que se destacaram no cenário esportivo. Grandes nomes do atletismo, basquete, natação e demais modalidades foram homenageadas, no sábado, 7 de março, por autoridades.

De acordo com o secretário, Gustavo Petta, essa foi uma maneira de agradecer a essas mulheres que tanto contribuíram para elevar o nome de Campinas no cenário nacional e internacional.

A Secretaria de Esportes participou também das atividades desenvolvidas em parceria com a Secretaria de Cidadania, Assistência e Inclusão Social por meio da Coordenadoria da Mulher.

As ações iniciaram às 9h, com uma caminhada especialmente para as mulheres, com saída da Estação Cultura. Grupos da melhor idade que realizam atividades nos equipamentos esportivos municipais da cidade foram convidados a participar.

O percurso, de aproximadamente 30 minutos, percorreu a Rua 13 de Maio com chegada na Praça Rui de Barbosa, onde todas participaram de uma aula de alongamento com professores da pasta.

Atletas homenageadas:

Odete Valentin Domingues, – 74 anos. Ex-atleta de Lançamento de disco. Participou de 3 Pan-americanos.

Maria Helena Cardoso – Ex-atleta de basquete e técnica há mais de 27 anos na modalidade.

Maria Helena Campos (Heleninha) Ex-atleta de basquete.

Conceição Geremias –  Pentacampeã mundial master. Venceu 10 competições de sul-americanos, das 11 que participou. Viveu a experiência de três olimpíadas. Foi ouro no heptatlon no Pan de Caracas de 1983.

Luciana Tella – Campeã brasileira e sul-americana juvenil que já esteve entre as 150 melhores jogadoras do mundo e foi a número um do Brasil de 94 a 96. Técnica bicampeã pan-americana em Winnipeg e Santo Domingo.

Maria Cristina Labbate – Tetracampeã mundial e hexacampeã sul-americana de saltos ornamentais.

Fabiana Sugimori – Nadadora profissional até 2008 pelo Tênis Clube. Conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze nas Para-olímpiadas. Nos pan-americanos foram 14 conquistas: 12 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze.

Vera Cleto – Começou a jogar tênis aos 10 anos de idade e ao longo da carreira acumulou mais de 200 títulos no esporte. Foi campeã brasileira e sul-americana por inúmeras vezes, o que valeu o cargo técnica da equipe brasileira de tênis por 8 anos.

Milena Canto Sae – Medalha de bronze na plataforma no Pan-Americano Júnior de Saltos em 2003. Campeã sul-americana juvenil no trampolim de 1 metro. Vice-campeã sul-americana absoluta, em 2006, na plataforma sincronizada, ao lado de Evelyn Winkler. Atual campeão brasileira (Troféu Brasil 2007) no trampolim de 1 metro e na plataforma individual e sincronizada.

Vera Mossa – Ex-atelta de vôlei. Atuou como atacante durante os anos 80 na seleção brasileira. Participou pela seleção dos Jogos Olímpicos de Moscou 1980, Los Angeles 1984 e de Seul 1988.

Vanessa Gianinni – Triatleta em atividade. Começou a treinar no programa Escola de Esportes da Prefeitura de Campinas em 2002. Em 2004 conquistou o Circuito Troféu Brasil de Triatlon e em 2007 o sulamericano de Triatlon Continental .

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta