Dia Mundial de Combate ao AVC

O dia de hoje, é marcado pela conscientização sobre o acidente vascular cerebral (AVC), considerado a principal causa de morte no Brasil. Para se ter uma ideia, um brasileiro morre a cada cinco minutos vítima da doença, totalizando mais de 100 mil mortes ao ano.
De acordo com a Academia Brasileira de Neurologia, mais de 17 milhões de pessoas em todo o mundo devem ser vítimas do AVC em 2014. O Dr. Rogério Adas Ayres de Oliveira, neurologista do hospital Santa Catarina, explica que os homens estão mais propensos à doença, também conhecida como Derrame, e que o pico de incidência acontece aos 55 anos. “Os principais fatores de risco são a hipertensão arterial sistêmica, o diabetes mellitus e o tabagismo. A dislipidemia – colesterol ou triglicérides elevados – a obesidade, o sedentarismo, má alimentação, a fibrilação atrial, a estenose carotídea e a anemia falciforme também são fatores de risco para a ocorrência de AVC. O adequado controle dos fatores pode reduzir significativamente o seu risco”, afirma.
Entre os sintomas do AVC, seja isquêmico ou hemorrágico, está a perda de visão, perda de força nos braços, face e pernas, alteração da sensibilidade, desvio da rima labial, alteração da fala, dor de cabeça, vertigem, instabilidade, náuseas e rebaixamento do nível de consciência.
O especialista diz ainda que o atendimento imediato é fundamental. “Existem tratamentos para a fase aguda do acidente cerebral, este pode ser revertido ou melhorado com tratamentos que desobstruem os vasos acometidos em caso de isquemia cerebral. Quanto mais cedo o paciente receber o tratamento maior é a chance de sucesso no tratamento”. Na presença de fatores de risco como hipertensão arterial, colesterol e diabetes, é preciso o acompanhamento médico anualmente.
Vale lembrar que o controle do peso; alimentação rica em fibras, frutas e legumes; consumo moderado de carnes e gordura animal; e ingestão de, no mínimo, um litro de água por dia, auxiliam na prevenção da doença.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!