Dia Nacional de Combate ao Fumo

Please select a featured image for your post

Hoje, dia 29 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo e, entre uma série de pesquisas sobre o tema, uma ganhou destaque na 26ª Reunião da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica, maior evento de pesquisa em odontologia do Brasil.

A pesquisa apresentada pela cirurgiã-dentista, Fabiana Pinchetti Nolasco, graduada pela Faculdade São Leopoldo Mandic, em parceria com a área de Farmacologia da Faculdade de Odontologia da Unicamp – Universidade Estadual de Campinas – destaca que o cigarro pode interferir na ação do Metronidazol, receitado no tratamento de doenças periodontais e ginecológicas.

A conclusão da pesquisa aponta que para compensar a redução do efeito do medicamento no organismo, dentistas e médicos precisariam ministrar doses maiores do remédio para os pacientes fumantes. A nova dosagem implica, porém, no risco de potencializar também os seus efeitos colaterais, como alteração de paladar e diarréia.

"É normal que uma parte do medicamento seja perdida antes de ser utilizada. Mas, o efeito do cigarro reduz ainda mais a quantidade do medicamento absorvida pelo organismo, quando ministrado via oral", acrescenta Juliana Cama Ramacciato, professora da São Leopoldo Mandic e uma das orientadoras da pesquisa.

Em outubro, a pesquisadora segue para os Estados Unidos a fim de apresentar o estudo no Congresso Mundial de Odontologia. Fabiana representará o Brasil no Student Clinician Award, dentro do evento, patrocinado pela ADA (American Dental Association).

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!