Dia Nacional de Combate ao Fumo

Nesta sexta-feira, dia 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional do Combate ao Fumo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo crônico e o passivo causam, anualmente, mais mortes do que a somatória de vítimas do vírus da Aids, da tuberculose e de acidentes de carro no mundo todo. No Brasil, estima-se que 200 mil mortes ao ano sejam em decorrência do tabagismo, por meio de doenças respiratórias, cardiovasculares ou câncer de pulmão.
Frente a esses dados, o médico responsável pelo Centro de Oncologia do Hospital Santa Catarina, Dr. Antônio Cavaleiro, alerta: “À despeito dos avanços recentes, a maioria dos pacientes com câncer de pulmão são diagnosticados com doença avançada. Para estes pacientes, os principais objetivos do tratamento são o controle dos sintomas e prolongamento da sobrevida”, afirma. Entre as causas da morte, o câncer de pulmão é o que mais mata no país. Além disso, pesquisas recentes na área apontaram que o fumante passivo teve um aumento de 15% para 20% de chances de desenvolver esse tipo de câncer, com variações dependendo do contato que a pessoa possui com o fumante e o tempo de duração. No caso de pessoas que conseguiram interromper o consumo de tabaco, há uma estimativa de 10 anos sem a substância para que o risco de desenvolvimento de doenças como câncer, infarto, AVC e demais doenças cardiovasculares, chegue a se igualar aos de pessoas não-fumantes.
Alguns dos sintomas do câncer de pulmão são: tosse persistente, emagrecimento, falta de ar e hemoptise – tosse com sangue. O prevenção e diagnóstico precoce são essenciais e pode ajudar a salvar a vida de muitas pessoas. “Temos de divulgar a detecção precoce da doença cada vez mais e lutar para reduzir o consumo de tabaco. Um dia somente não resolve, mas ajuda” afirma o Dr. Antonio Cavaleiro. “Bom seria se todos tivessem consciência do impacto que isso causa à saúde dos outros também, como sua família e amigos que nem fumam”, completa. 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!