Dia Nacional do Café

No dia 24 de maio é celebrado o Dia Nacional do Café, data que marca o início da colheita para grande parte das regiões cafeeiras. Originário das terras altas da Etiópia, o café está presente hoje no dia a dia de muitas pessoas e acompanha momentos de trabalho e lazer.
Segundo o IBGE, 79% das pessoas tomam a bebida, e o país é o segundo maior consumidor de café. Pesquisa realizada pela ABIC – Associação Brasileira da Indústria de Café mostrou que 95% dos brasileiros acima dos 15 anos consomem ao menos uma xícara de café diariamente. 
Com o aumento no consumo, as empresas tendem a produzir variedades e marcas diversas, além de máquinas e acessórios cada vez mais inovadores. Uma das razões para aumento do consumo é a melhoria da qualidade do café ofertado aos consumidores, principalmente o gourmet. Vale lembrar que o café gourmet é elaborado apenas com grãos 100% arábica e vem ganhando espaço cada vez maior nas prateleiras de lojas especializadas e até supermercados.
O café possui diversos benefícios para a saúde como estimular o sistema nervoso central, auxiliar na manutenção do humor, ajudar na respiração e digestão e atenuar a fome. Existem estudos que ainda apontam a eficácia da cafeína para acalmar os sintomas da enxaqueca e ação preventiva de patologias graves como Alzheimer e Parkinson. Com substâncias antioxidantes, contribui na eliminação de radicais livres.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!