Dias frios

As temperaturas mais baixas que chegam com o outono e vão se intensificando até o inverno exigem cuidados especiais com a saúde, tanto dos humanos quanto dos cães. Afinal, segundo o veterinário Cauê Toscano, algumas doenças causadas pelo frio também podem atingir os pets.
É o caso, por exemplo, da traqueobronquite, inflamação na traqueia e nos brônquios que gera sintomas como tosse rouquidão e dificuldade para respirar. Nos cachorros, esta complicação possui o nome de da traqueobronquite infecciosacanina, popularmente conhecida como tosse dos canis. É provocada por vírus ou bactérias e começa com tosse simples e garganta inflamada. Contudo, se não tratada, pode evoluir para um quadro de pneumonia.
Os pets também podem contrair gripe. Alguns dos principais sintomas são febre, tosse persistente, coriza e espirros, que começam a aparecer cerca de dois a quatro dias depois da exposição ao vírus H3N8, responsável pela doença em cães.
Para evitar estas e outras complicações nas estações mais frias do ano, o veterinário cita alguns cuidados essenciais:

Mantenha as vacinas em dia
Melhor forma de proteger o animal de doenças. Inclusive, já existe vacina para a tosse dos canis.  

Diminua a quantidade de banhos e tosas
Os pelos são a proteção natural dos cachorros contra o frio, daí a necessidade de mantê-los mais compridos durante o outono e inverno. Além disso, banhos com muita frequencia podem desencadear problemas respiratórios.

Providencie outras proteções

Colocar peças de roupas funcionais e confortáveis nos pets ajuda a deixá-los mais aquecidos. Coletes sem mangas são uma boa opção, lembrando que o ideal é comprar um número maior para não incomodar e um modelo que possa ser fechado com velcro, pois é mais fácil de colocar e tirar.

Escolha horários mais quentes para o passeio

Enquanto no verão os períodos da manhã e da noite são os melhores para passear com os cães, no inverno é justamente o contrário. Deve-se procurar horários que sejam um pouco mais quentes e que ainda tenham sol, como às 16h, por exemplo. 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.