Doação de sangue

Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. A doação é um ato altruísta que pode salvar vidas. Dependem desse ato solidário pessoas que se submetem a tratamentos planejados e intervenções médicas urgentes de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes e procedimentos oncológicos. O sangue é imprescindível também para que pacientes com doenças crônicas graves – como Doença Falciforme e Talassemia – possam viver por mais tempo e com mais qualidade, além de ser de vital importância para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades.

Abaixo, 8 motivos para você decidir doar o seu:

1. Alguém precisa de sangue a cada 3 segundos neste país. Uma média de 40.000 unidades são necessárias todos os dias no Brasil. Não há substituto para o sangue humano.
2. 60% da população necessitará de sangue em algum momento das suas vidas, mas menos de 5% da população doa.
3. Desastres como acidentes automobilísticos, incêndios e outros casos de trauma acontecem todos os dias e esses pacientes precisam de sangue, raramente precisam de apenas um litro. Uma vítima de trauma sangrento pode correr através de 100 unidades de sangue em pouco tempo.
4. Se todos os doadores elegíveis doassem regularmente, quatro a seis vezes por ano, as necessidades de sangue seriam satisfeitas e a escassez poderia ser uma coisa do passado.
5. Durante décadas, o Brasil contou com um grande grupo de doadores de sangue mas, infelizmente, essa geração está desaparecendo rapidamente e outros novos doadores não estão avançando para substituí-los.
6. Doar sangue é seguro e saudável. Não só você recebe um mini-exercício físico gratuito, incluindo a verificação da pressão arterial, a frequência cardíaca, a temperatura e os níveis de ferro, mas é o modo mais rápido de perder um quilo!
7. Para os homens, há um benefício salvador de vidas para doar sangue. Os homens correm um risco maior de “hemocromatose ou sobrecarga de ferro”, um problema potencialmente mortal em que muito ferro se acumula no sangue. Pode levar a doenças cardíacas e outros grandes problemas de saúde. A pesquisa mostra que se os homens doarem sangue 3 vezes por ano, eles podem reduzir sua sobrecarga de ferro e, portanto, o risco de um ataque cardíaco em até 50%.
8. Os doadores de sangue são verdadeiros heróis. Na verdade, sua doação de sangue será dividida em vários componentes, permitindo que você, com apenas uma doação, economize até três vidas!
 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!