Dores no inverno

Please select a featured image for your post

O inverno, geralmente, é sinônimo de problemas respiratórios, mas a estação mais fria do ano traz dores que não afetam somente a garganta. Uma série de problemas articulares e lesões na coluna são comuns nesta estação do ano. Por isso, os especialistas avisam: é bom tomar cuidado com esse período e respeitar os sinais que o corpo apresenta.

De acordo com a educadora física Milena Emídio, as ocorrências mais comuns no inverno são contraturas musculares, distensões, estiramentos, lesões articulares, entre outros distúrbios. “Os músculos estão mais contraídos e rígidos para evitar a perda de calor, aumentando o risco de lesões”.

Por causa do frio, as terminações nervosas se tornam mais sensíveis e, além disso, as pessoas tendem a ficar ou dormirem mais encolhidas, o que gera tensão muscular, contraturas e, conseqüentemente, um mal estar no dia seguinte. A constrição vascular, o estreitamento dos vasos sanguíneos que ocorre quando as temperaturas estão baixas, também agrava a situação, principalmente para quem tem tendência a desenvolver problemas circulatórios.

Para amenizar as possíveis dores e problemas musculares e articulações, a prática de exercícios durante o inverno é muito importante, pois fortalece os ossos, aumenta a mobilidade e flexibilidade nas articulações, melhora a postura, além de promover uma melhor coordenação motora.

A dica da educadora física para prevenir problemas com a saúde é iniciar seu dia com um bom alongamento, logo pela manhã, ao despertar. “Faça uma pequena série de alongamentos, ainda sentado na cama. Comece esticando os braços e pernas”, explica Milena.

Para os que praticam atividade física na academia, a recomendação é fazer um aquecimento de dez minutos antes do início das atividades, além de mais 30 minutos de treino aeróbio de bicicleta ou esteira e finalizar com uma série de alongamento. “Desta forma é possível manter os músculos mais saudáveis e não evitar o risco de acordar no dia seguinte sentindo dores”.

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!