A Ducati do Brasil apresentou a nova Ducati Monster. Lançada em 1993, a motocicleta já soma mais de 350 mil unidades produzidas desde a sua apresentação, tornando-se um sucesso entre os apaixonados por modelo naked.
Equipada com motor Testastretta 11º, um bicilíndrico de refrigeração líquida com 4 válvulas por cilindro, 111 cv e distribuição Desmodrômica. O seu chassi, inspirado pela Panigale V4, é um quadro em alumínio curto, fixo diretamente aos cabeçotes do motor. É ainda mais leve e contribui para reduzir o peso total para 166 kg (a seco).
A Nova Monster é a moto naked esportiva ao alcance de todos. É a moto ideal para se começar, melhorando a cada saída. Representa também a perfeita companheira do dia a dia para os motociclistas mais experientes. Isto porque é leve, fácil de conduzir, eficaz e rápida. Em outras palavras, uma moto divertida e irresistível.
Numa visão lateral mais próxima, a sua silhueta revela claramente a ligação com a geração anterior. A nova Monster resulta não apenas mais leve, mas também mais compacto. As laterais são muito estreitas e essa escolha específica permite que o piloto coloque os pés no chão com segurança quando a motocicleta estiver parada.
O farol integra perfeitamente a imagem orientada para o futuro, ao mesmo tempo que nos remete para a forma redonda da ótica que apelou a centenas de milhares de apaixonados das Monster. A traseira tem linhas puras mas sinuosas, sendo suportada pelo sub-chassi melhorado pela avançada tecnologia GFRP (Glass Fiber Reinforced Polymer, ou Polímero Reforçado de Fibra de Vidro), para ser, simultaneamente, ainda mais leve e robusto.
O Testastretta 11º de refrigeração líquida e 937 cc tem homologação Euro 5 e é um exemplo único de um motor desportivo que resulta eficaz mesmo nas aventuras em estrada. O V-twin a 90º com distribuição Desmodrômica representa uma joia exclusiva na sua classe. Comparado ao modelo 821 anterior, aumenta em cilindrada, potência, torque, diminuindo em peso (-2,4 kg), o que contribui para a leveza geral da moto e também adiciona uma ciclística ainda mais aprimorada. Disponibiliza agora 111 cv às 9.250 rpm, com um torque de 9,5 kgf.m em 6.500 rpm. A nova Monster é uma moto moderna, uma excelente primeira escolha para jovens motociclistas.
Para este exclusivo bicilíndrico Testastretta, uma considerável atenção foi reservada à definição da curva de torque, especialmente em baixas rotações, mais usadas em estradas sinuosas, bem como uma condução de estilo urbano. Uma entrega cheia mais fácil de gerir é mantida também graças à reformulada caixa de velocidades – que assegura trocas de marchas precisas – e ao Quick Shift Up & Down (instalado de série).
A nova Monster nasceu para ser leve e compacta. Foi por isso que os engenheiros da Ducati trabalharam de forma árdua e obsessiva, focando-se em cada detalhe durante a fase de design. O quadro que, tal como na primeira Monster, inspirado numa Superbike de Borgo Panigale, é em alumínio e do tipo chassi, tal como o da Panigale V4. Este elemento é 4,5 kg mais leve (uns notáveis -60%) que o anterior em treliça, atingindo agora os 3 kg, ao mesmo tempo que apresenta dimensões extraordinariamente compactas. Além disso, os aros perdem 1,7 kg, a balança ficou mais leve em 1,6 kg, sem contar o quadro traseiro que perde 1,9 kg. Este cuidadoso trabalho de iluminação levou à uma redução de peso de 18 kg em comparação com a Monster anterior.
Nesta perspectiva, a nova Monster apresenta-se não só mais leve, mas também mais compacta. As zonas laterais são muito estreitas, e esta opção em particular permite ao condutor colocar com segurança os pés no chão quando a moto se encontra estacionada. Este resultado foi conseguido também devido ao confortável assento, a 820 mm de altura. Um assento de 800 mm está também disponível como opcional, enquanto que, com o kit de rebaixamento da suspensão, é possível reduzir a altura do banco para 775 mm. A Monster tem uma distância entre eixos compacta de 1.474 mm, enquanto que o raio de esterço foi aumentado para maximizar a manobrabilidade a baixas velocidades e em manobras estacionárias (agora de 36º, +7º em comparação com a versão 821). Tudo isto significa um prazer de condução sem rival, mesmo através do trânsito da cidade no dia a dia.
Uma Monster tão moderna merece um conjunto de eletrônica top. O equipamento de série inclui o Bosch Cornering ABS, Controle de Tração e Controle de Wheelie, totalmente ajustáveis. A natureza esportiva da nova Monster é também sublinhada pelo Launch Control, que assegura um arranque rápido: características fora do comum, habitualmente reservadas às motos superesportivas, permitem à Monster expressar o seu desempenho com segurança. Além disto, os Riding Modes tornam possível alterar o carater da nova Monster de acordo com os diferentes gostos e necessidades. Tudo pode ser facilmente gerenciado através dos controles do guidão e visualizado na nova tela full-TFT de 4,3”, com gráficos de leitura imediata inspirados na Panigale V4. Por fim, um grande conta-giros é posicionado no centro junto com a indicação da marcha selecionada.