É brincando que se aprende


Hoje, atividades pedagógicas e assistidas são de extrema importância para a formação de crianças e jovens em adultos saudáveis. Por meio do “brincar”, a criança vivencia o mundo de forma plena, aprende a se relacionar com outras crianças, e ainda consegue desenvolver experiências como perda, alegria, conquistas, decisões, aprende a refletir e dessa forma acaba contribuindo e muito no seu aprendizado.

Podemos encontrar esses tipos de vivência nos acampamentos, pois é um momento que as crianças, sem estar na presença dos pais, conseguem ser autossuficientes e vencer seus medos, vergonhas e bloqueios. “Os Acampamentos Pedagógicos, em sua grande maioria, têm uma proposta filosófica voltada para uma formação holística embasada nos quatro pilares da educação, valorizando de forma significativa as competências e relações humanas.”, explica Marilia Rabello, diretora da Associação Brasileira de Acampamentos Educativos- ABAE.

Alguns pais acabam investindo na educação e aprendizado de seus filhos com cursos e intercâmbios, sendo que o Acampamento além de desenvolver atividades de lazer pode oferecer também, em alguns casos, cursos específicos como inglês, aulas de equitação, oficinas de circo, oficinas de futebol, dentre outros.

Segundo o Professor Dr. João Carlos Martins, a experiência de acampar com outras crianças permite maior socialização, aprender a dividir, ouvir, lidar com regras como, por exemplo, regras esportivas e das brincadeiras, e tudo isso faz bem, proporciona para a criança a possibilidade de experiência e autonomia de crescimento. Mas, na hora de escolher o acampamento é melhor pesquisar, pois não dá para enviar os filhos para qualquer lugar.

Para quem busca referência e segurança, há como pesquisar sobre o assunto no material didático criado pela Associação Brasileira de Acampamentos Educativos (ABAE), que foi criada em maio de 1999. www.abae.org.br

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!