Em casa

O isolamento social e as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) precisam ser respeitadas para evitar a disseminação do Coronavírus – mas o que fazer em casa quando bate aquele tédio e você não pode sair? A dica é aproveitar o momento para colocar a leitura em dia e ainda estimular o raciocínio com os benefícios da leitura. Diante desse novo cenário, algumas editoras e plataformas estão disponibilizando e-books para download gratuitos. A iniciativa é muito bem vista e nos estimula a ficar em casa na companhia de bons autores.

É também importante lembrar que dedicar parte de seu tempo livre a uma boa leitura traz diversos benefícios para o corpo e a mente, além de auxiliar a diminuir o tempo que ficamos nas redes sociais acompanhando notícias que muitas vezes não nos fazem bem. Na Universidade Emory, nos Estados Unidos, cientistas descobriram que ler pode afetar positivamente nosso cérebro por dias, como se realmente tivéssemos vivenciado os eventos sobre os quais estamos lendo. Isso acontece porque durante a leitura entramos em uma imersão profunda que estimula nosso raciocínio, imaginação e criatividade. Então que tal colocar a leitura na sua lista de tarefas diárias nessa quarentena?

O book advisor Eduardo Villela listou três benefícios que a leitura proporciona. Confira:

Sem estresse
– Um estudo da Universidade de Sussex mostra que ler apenas seis minutos por dia pode reduzir os níveis de estresse em até 68%. "Assim como a meditação e a psicoterapia, a leitura é extraordinária para manter a saúde e a vitalidade do cérebro. Quem lê livros raciocina melhor, é mais criativo e ainda reduz as chances de desenvolver doenças degenerativas como senilidade, demências e Alzheimer", conta Eduardo.

Criatividade
– A cada página lida, novos mundos são descobertos. A leitura tem a capacidade de estimular a imaginação. "A leitura é um misto de sensações e experiências que incentivam o sonhar e a criatividade de diferentes formas , expandindo os horizontes dos leitores, aumentando as fronteiras do nosso imaginário e contribuindo para a realização de nossos objetivos.", enfatiza Villela.

Raciocínio – O hábito da leitura melhora o senso crítico, desenvolve novos conhecimentos e amplia o repertório cultural. "Os livros expandem nosso vocabulário, melhoram a nossa capacidade de interpretação de texto e aumentam a capacidade de processamento de informações do cérebro, além de uma importante contribuição para o crescimento intelectual de cada indivíduo", finaliza o book advisor.
Para finalizar, vale ressaltar que esse é um ótimo momento para você que está em casa começar a adquirir esse hábito tão prazeroso que é o da leitura.
 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.