Empreendedorismo

Não existe fórmula pronta para se tornar um empreendedor de sucesso, uma vez que cada indivíduo tem sua história, personalidade, modo de pensar e outros fatores que influenciam na forma como gere os negócios. Porém, de acordo com o palestrante e empresário David Portes, existem alguns pontos em comum entre os profissionais que conseguiram transformar suas pequenas empresas em companhias bem-sucedidas. Dentre eles, o especialista enumera cinco essenciais:

Poder de iniciativa
Empreendedores de sucesso tiram suas ideias do papel e as transformam em realidade. Além disso, não têm medo dos desafios e estão dispostos a mostrar seus planos para o mundo. A iniciativa, segundo Portes, é uma arma infalível contra a acomodação, pois pessoas bem-sucedidas estão sempre de olho no crescimento da empresa e na capacidade de oferecer novos produtos e serviços para seus clientes.

Persistência em cenários adversos
O segundo segredo consiste em não ignorar os obstáculos presentes no dia a dia de qualquer negócio, mas criar estratégias para minimizá-los.

Habilidade para lidar com a frustração
Do mesmo modo que é preciso saber superar cenários adversos, é igualmente importante ter capacidade emocional para não se deixar abalar diante de algum contratempo, pois é natural que, no decorrer da história de uma empresa, surjam alguns percalços e momentos difíceis. Entretanto, isso não deve ser motivo para desistir.

Gostar de pessoas
Saber servir, ouvir e praticar a empatia com o consumidor são atitudes fundamentais para administrar um negócio bem-sucedida. O empreendedor também lida de maneira constante com fornecedores, equipes de funcionários e possíveis investidores. Assim, precisa gostar do contato humano.

Vontade de aprender
Ter a humildade de buscar sugestões, novos modelos de gestão e análises sobre como fortalecer a empresa é essencial para o futuro de qualquer companhia.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta