“Estação Jaguariúna”

Please select a featured image for your post

O prefeito de Jaguariúna Márcio Gustavo Bernardes Reis, a secretária municipal de Turismo e Cultura, Maria das Graças Hansen Albaran, e sua equipe apresentaram nesta terça-feira, 10 de novembro, o projeto de recuperação e revitalização do Centro Cultural e do Museu Ferroviário, instalados na estação ferroviária localizada à entrada da cidade. O investimento será de R$ 1,45 milhão, entre recursos públicos e da iniciativa privada.

A apresentação foi feita a arquitetos, decoradores e paisagistas da Região Metropolitana de Campinas (RMC) interessados em participar do trabalho de preservação da memória desse importante símbolo da cidade, que se confunde com a história das ferrovias do Estado de São Paulo.

Os profissionais selecionados pela equipe da Secretaria de Turismo e Cultura de Jaguariúna terão um ano para iniciar o trabalho de revitalização do prédio principal e seus anexos, a contar do próximo dia 19, quando ocorre um coquetel de apresentação oficial do projeto à população, autoridades e empresários interessados em patrocinar as obras.

Cada um desses profissionais escolhidos ficará responsável por um dos vários espaços da estação a serem recuperados ou criados, como restaurante, lanchonete, café, feira de artesanato, museu ferroviário, livraria, centro de informações turísticas, bilheteria, playground, praça, auditório, fraldário e sanitários. Todos os equipamentos mobiliários e eletrônicos utilizados pelos arquitetos e decoradores nos espaços revitalizados serão doados à comunidade. A prefeitura está providenciando um parecer jurídico para resguardar esta doação, que somente poderá ser utilizada para fins culturais e educativos. As empresas que contribuírem por meio de cotas financeiras à revitalização dos espaços também terão seus nomes associados a esta ação preservacionista.

 


Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta