Estique-se

Em uma sociedade que preza o culto ao corpo e à vida saudável, ter comportamentos adequados às necessidades físicas melhora o condicionamento e possibilita melhores resultados. O alongamento, que normalmente é indicado para antes e depois dos exercícios físicos, faz com que o músculo cresça, o que garante movimentos mais flexíveis para cada articulação. Quando feito anteriormente à malhação, oferece maior agilidade e impede lesões musculares profundas, e quando feito posteriormente, proporciona momentos de relaxamento para o corpo e a mente. Entre os diversos benefícios, pode-se citar também a correção da postura, ativação da circulação e a melhoria da coordenação. Além disso, devido ao aumento da oxigenação sanguínea, ajuda no raciocínio e melhora a respiração.
Embora muita gente não saiba, os movimentos feitos quando espreguiçamos, quando viramos o pescoço, ou erguemos o braço, também podem ser considerados formas de alongamento e auxiliam na saúde das articulações. Pelo grau de facilidade requerido, e por não ser necessário quaisquer equipamento especial nem treinamento específico, é possível alongar-se todos os dias e em qualquer lugar, seja em casa (após acordar ou antes de dormir) ou no trabalho, por exemplo.
No caso dos atletas, o alongamento merece mais atenção, uma vez que, devido à maior carga de atividades físicas, os músculos trabalham com mais intensidade.
O indicado é que o alongamento seja realizado até que possa sentir o músculo tensionado, e a partir deste momento deve-se sustentar a posição por 30 segundos e relaxar logo após, sempre realizando o exercício para ambos os lados. Enquanto executa os movimentos é preciso também lembrar que a respiração, fundamental para bons resultados, deve ser lenta e profunda. Neste caso, é importante lembrar que é necessário o acompanhamento de um profissional para que não haja nenhum risco à musculatura.
Os diferentes tipos de alongamento definem-se em Alongamento estático, realizado quando os músculos são esticados e a pessoa permanece em uma posição estática por cerca de 30 segundos; Alongamento dinâmico, que consiste na elevação de braços, pernas e joelhos, assim como rotações e agachamentos, com movimentos de deslocação no espaço; Alongamento passivo, realizado com a ajuda de aparelhos como faixas elásticas ou bolas; e o Alongamento específico, com movimentos similares aos do exercício que será realizado posteriormente, com o intuito de preparar e condicionar melhor o corpo.
Todo e qualquer exercício requer energia e disposição não só do físico, mas também da mente, por isso é importante entender que as atividades físicas devem ser aliadas à um preparo adequado para que os resultados ideais sejam atingidos, sem ocasionar lesões, que muitas vezes podem ser irreversíveis.
Lembre- se sempre de procurar especialistas na área para o auxiliar com os procedimentos corretos e nunca ultrapasse seus limites, assim manter o corpo e a saúde em dia, será bem mais fácil e prazeroso do que se pensa.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!