Exposição educativa

Na próxima sexta-feira, dia 8, chega em Campinas a exposição itinerante “Caminhos da Otorrinolaringologia”, uma iniciativa da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). A campanha que já passou pelo Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, leva à praça Arautos da Paz, no Taquaral, um ouvido, um nariz e uma boca gigantes, por onde o público pode fazer uma viagem por dentro desses órgãos para conhecer seu funcionamento e as principais formas de prevenção das doenças que acometem essas áreas, que vão desde uma simples crise alérgica até a perda de audição ou o câncer de laringe.

O evento traz também uma carreta de 17 metros que percorre as cidades com um miniauditório montado, onde estão programadas palestras com especialistas, esclarecimento de dúvidas e atividades interativas. O público poderá ainda conferir com os médicos se o volume de seus aparelhos de mp3 e celulares está adequado para manter a saúde auditiva. E para completar o tom lúdico da exposição, o “Jogo do Aroma” convida os participantes a testarem o olfato com os cheiros que saem de dentro de uma caixa surpresa.

O médico otorrinolaringologista Marcelo Hueb, presidente da ABORL-CCF e idealizador da campanha, afirma que “este projeto é revestido por um caráter social e educativo, caminho pelo qual obrigatoriamente deve passar a prevenção de doenças em qualquer área da saúde humana. O apoio das nossas academias de especialidades e do Ministério da Saúde reforça este nosso propósito e nos estimula a percorrer os ‘Caminhos da ORL’ com a população do país”.

A etapa de Campinas está sob a coordenação do médico otorrinolaringologista Agrício Crespo, vice-presidente da ABORL-CCF e chefe da Disciplina de Otorrinolaringologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). "Na área de otorrinolaringologia, Campinas tem um papel de destaque no cenário nacional. A cidade é pioneira na criação de centros específicos de tratamento das doenças relacionadas aos ouvidos, nariz e laringe e não poderia ficar fora desta nobre iniciativa, que leva orientações e esclarecimentos à população de forma lúdica e interativa", diz o especialista.

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!