Faltam doações de sangue

Please select a featured image for your post

O Ministério da Saúde lançou a campanha “Entre para a Corrente Sanguínea. Doe e convide alguém a doar”, com o objetivo de transformar o ato de doar sangue em um hábito de vida saudável e, assim, aumentar o número de doadores em todo o país. Isso porque no Brasil a situação dos bancos de sangue vive em constante deficiência, principalmente em hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Há apenas 1,8% de doadores no Brasil, sendo que o percentual ideal está entre 3,5% a 5% da população, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

São necessários apenas 15 minutos para obter uma bolsa de sangue com 450ml, que podem salvar até três vidas. O Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo possui o maior banco de sangue privado do País e também precisa de doadores para continuar a fazer as 40 cirurgias cardíacas diárias, sem contar as operações de outras especialidades. “Para suprir as necessidades do hospital, precisamos de pelo menos 100 bolsas coletadas por dia. Caso contrário, já estaremos em déficit”, alerta Murilo Guerra de Oliveira, um dos responsáveis pelo Banco de Sangue da Instituição.

Em 2008, o Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo teve mais de 30 mil bolsas coletadas, que atenderam a cerca de 51 mil transfusões. Foram realizadas cerca de 80 doações por dia, com a presença de aproximadamente 40 mil candidatos ao longo do ano. Em épocas de férias, a situação dos bancos de sangue se agrava, pois é quando normalmente acontecem mais acidentes e menos pessoas pensam na possibilidade de doar.

Para doar é preciso ter entre 18 e 65 anos; pesar no mínimo 50 quilos; não estar em jejum completo; portar documento de identidade com foto; não apresentar qualquer alteração de saúde; nunca terem sido diagnosticadas doenças como hepatites, HIV, sífilis, entre outras. O prazo para uma nova doação é de 60 dias para os homens e 90 para as mulheres. Portanto, cada um só pode realizar quatro e três doações por ano, respectivamente.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta