FAVECC divulga movimentação em 2008

Please select a featured image for your post

O Fórum das Agências de Viagens Especializadas em Contas Comerciais (FAVECC) acaba de divulgar detalhadamente, desde 1998, o movimento das agências associadas, criando um termômetro do setor de viagens de negócios.

A entidade divulgou as estatísticas relacionadas ao ano de 2008, que, a contar pelos números relacionados à venda de passagens aéreas, por exemplo, revelam que a crise não atingiu em cheio a movimentação das agências. “Ao contrário, com a crise as empresas tendem a valorizar os serviços especializados de consultoria prestados pelas agências”, afirma Francisco Leme da Silva, presidente do FAVECC.

Passagens aéreas

Em 2007, ano em que o dólar teve valor médio de R$ 1,94, as vendas de passagens aéreas para destinos nacionais somaram mais de R$ 1, 758 bilhão e para destinos internacionais, mais de R$ 1.768 bilhão. Em 2008, com dólar médio a R$ 1,83, as vendas nacionais atingiram R$ 2.250 bilhões, um aumento, em dólares, de 13,56%; e as internacionais, chegaram a mais de R$ 1.671 bilhão, crescimento de 10,02%.

Mesmo com a crise financeira internacional, que eclodiu no mês de outubro, a movimentação total do FAVECC no ano passado alcançou R$ 4.970 bilhões, um aumento de 12,45% em reais maior que no ano anterior.

Em relação à quantidade de bilhetes emitidos, o ano de 2008 revelou queda em relação a 2007. Foram emitidos 4.329.055 para destinos nacionais, contra 4.600.440 em 2007, e 776.915 para internacionais, contra os 778.827 de 2007. No ano passado, o valor médio dos bilhetes nacionais foi R$ 519,84 e dos internacionais, R$ 2.151,92. Em 2007, os valores foram R$ 382,16 e R$ 2.270,25, respectivamente.

“Ao mesmo tempo em que o valor dos bilhetes nacionais indica margem para recuperação em 2009, as tarifas aéreas internacionais indicam tendência de queda”, observa Francisco Leme da Silva, presidente do FAVECC.

No total, os números do FAVECC englobam os seguintes setores: Passagens Aéreas, Hospedagens, Locação de Carros, Incentivos/Eventos/Convenções, Pacotes/Excursões, Cartões de Assistência de Viagens, entre outros. A pesquisa traz, ainda, o percentual de venda para cada setor e a segmentação por empresa (nacionais e internacionais) em relação à hotelaria e às passagens aéreas.

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta