Fiat Bravo 2013

A Fiat, com o objetivo de melhorar as vendas do seu hatch-back médio (o Bravo) está criando um novo pacote de benefícios. Além da estratégia tradicional de oferecer mais, por valor menor, o Bravo 2013 inclui ainda uma importante evolução técnica. Agora o modelo incorpora novo câmbio robotizado Dualogic Plus.

Quando o Bravo chegou ao mercado, ele já contemplava alguns interessantes recursos tecnológicos, como o Rádio NAV, o sensor de estacionamento dianteiro, o logo Push para abertura do porta-malas, entre outras tecnologias.

Agora o Fiat Bravo 2013 passa a contar com mais itens em sua lista de equipamentos série

As versões Essence 1.8 16V e Essence Dualogic 1.8 16V ganham de série: volante em couro com comando do rádio; Apoia-braço central dos bancos dianteiros com vão refrigerado; Guarnições abaixo dos vidros e maçanetas cromadas; Parafuso antifurto, este agora presente em todas as versões do modelo.

Já o Bravo T-Jet passa a oferecer de série, na linha 2013, o teto solar elétrico Skydome.

Câmbio Dualogic Plus

O câmbio Dualogic estreou na Fiat com o Stilo, em 2008. Esta tecnologia trouxe a “quase” praticidade de um câmbio automático, sem prejudicar a eficiência no consumo de combustível e no desempenho. Agora o Fiat Bravo 2013 traz o novo câmbio Dualogic Plus, que além de evoluir todo o conceito de trocas de marchas, tornando-as mais confortáveis, traz também novas tecnologias: “Creeping” e “Auto-Up Shift Abort”.

Segundo informações da Fiat, as mudanças são apenas no software que gerencia o sistema do câmbio. Não houveram mudanças estruturais nos componentes do câmbio Dualogic.

Entre as melhoras, esta a melhor gestão nas trocas de marchas, que estão agora mais harmoniosas com as rotações do motor. Uma interessante novidade é a função “Creeping”. Ela proporciona manobras mais confortáveis e seguras, já que o sistema se encarrega, automaticamente, de mover lentamente o veículo, sem que o cliente pise no acelerador, como acontece nos modelos com câmbio automático convencional. Assim que o motorista retirar o pé do freio, o sistema creeping do novo Dualogic Plus vai movimentar o carro lentamente, deixando para o motorista o único trabalho de manobrar o volante e o freio. Com isso, o condutor tem mais facilidade e comodidade em manobras de estacionamento e arrancadas em rampas leves. Na versão anterior, o carro ficava muito arisco em baixa velocidade, dando trancos e exigindo maior atenção do motorista em manobras.

Outra melhoria do sistema é a função Auto-Up Shift Abort. Ainda mais inteligente, o sistema é capaz de identificar o exato momento de uma retomada de velocidade e abortar, se for o caso, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência. Esse, talvez, fosse um dos grandes incômodos do sistema anterior, principalmente para quem gostava de dirigir o carro suavemente. Isso deixava o carro “sem força” em momentos críticos de retomada de velocidade.

Para se entender como essas mudanças foram possíveis no Bravo, apenas ajustando o software, é preciso fazer uma analogia com computadores. Da mesma forma que um usuário, no seu computador de casa, consegue fazer um upgrade de software (seja ele um editor de texto, editor de imagem ou programa de música) e passa a contar com mais recursos e funções sem a necessidade de trocar o computador, isso também é possível em sistemas embarcados em automóveis. Assim, um novo recurso, pode ser implementado, depois de testado e comprovado o seu funcionamento.

O Dualogic Plus vem de série em todas as versões do Bravo Absolute e pode equipar também, a versão Essence. Já versão T-Jet é equipada apenas com a transmissão manual de seis marchas.

As versões Essence e Absolute mantiveram os preços.

Bravo Essence 1.8 16V – R$ 57.150;
Bravo Essence Dualogic 1.8 16V – R$ 59.790;
Bravo Absolute Dualogic 1.8 16V – R$ 66.830;
Bravo T-Jet – R$ 71.950.

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