Fim de ano sem exageros

Please select a featured image for your post


Confraternizações, amigo secreto, Natal e Réveillon. Nessa época do ano é comum não resistir às tentações e acabar exagerando na comida e bebidas alcoólicas. E quem sofre com esses excessos é o corpo e a pele. “A primeira reação do corpo é o aspecto cansado da pele. Mas a persistência dos maus hábitos alimentares leva à opacidade da pele, olheiras e manchas”, explica a dermatologista Annia Cordeiro Lourenço.

O álcool também é um grande vilão. Quando o consumo de álcool aumenta, o fígado precisa fazer a desintoxicação, o que causa a famosa ressaca: cansaço, dores no corpo e cabeça e desidratação da pele. “O consumo elevado de álcool deixa a pele desidratada, por isso, é importante aumentar a ingestão de água e usar cremes, loções e sérums para amenizar o problema”, diz.

Na alimentação, atenção redobrada na hora de escolher os alimentos para a ceia. “O ideal é não exagerar. É possível incrementar os pratos com opções mais saudáveis como legumes e frutas”, ensina a nutricionista do Centro Médico de Especialidades Melissa Santos.

Exagerou! E a agora?

Para quem não conseguiu controlar a alimentação e precisa se recuperar a tempo para voltar ao trabalho, é necessário adotar uma dieta desintoxicante para repor as energias. Para o café da manhã, Melissa indica o consumo de suco de frutas com vegetais como a couve e o espinafre. No almoço, verduras e legumes crus, arroz integral e uma carne magra grelhada como o peixe, frango ou peru e, à noite, uma sopa leve de legumes. Para os lanches entre as refeições e sobremesa, frutas como abacaxi ou mamão. “Para completar a dieta muita água e chá verde com boldo do Chile”, completa.

Já para os que precisam disfarçar a aparência cansada da pele, a dermatologista explica como amenizar o problema. “No dia seguinte à festa, faça compressas geladas de chá de camomila e água thermal nos olhos. Para disfarçar ainda mais os sinais, uma boa maquiagem sempre ajuda”, comenta Annia.

 

 

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta