Finalmente férias!

Please select a featured image for your post

Aproveitando o período de férias, as viagens nesta época do ano já estão programadas para descansarmos o corpo e a mente e, lógico, se preparar para o próximo semestre.

O fotógrafo Olympus Ivan Padovani, dá algumas dicas para tirar ótimas fotos e registrar estes momentos.

Pôr-do-sol ao fundo
Para fotografar pessoas com pôr-do-sol ao fundo, aconselha-se utilizar o flash da câmera para iluminar as pessoas e evitar que apareça na sombra.

Paisagem
Para tornar as fotografias de paisagem mais agradáveis ao olhar, evita-se posicionar a linha do horizonte no centro do enquadramento. Na maioria das vezes, o resultado fica melhor quando a linha do horizonte estiver mais abaixo ou mais acima do centro da imagem.

Dias nublados
Essa é uma ótima condição de luz para retratos de pessoas, pois oferece uma iluminação suave e sem sombras fortes. Uma boa dica para fotografar nessas condições é evitar incluir grandes porções de céu no enquadramento e procurar ter um fundo mais escuro que o assunto principal.

Cachoeira ou neve
Atenção ao fotografar assuntos muito claros como cachoeira ou neve, pois a câmera tende a ser “enganada” pela alta intensidade da luz ambiente, registrando a cena de forma mais escura do que a realidade. Nesses casos, use o recurso de compensação de exposição, ajustando para + 1 ou mais, caso haja necessidade.

“Menos é mais”
As pessoas tendem a inserir uma grande quantidade de elementos na mesma imagem. Mas, na maioria das vezes, esta prática faz com que a foto se torne poluída e sem um foco de atenção. O ideal é procurar inserir poucos elementos no enquadramento, basicamente um primeiro plano, um assunto principal e um fundo. Assim, a imagem fica mais clara, objetiva e agradável ao olhar.


Além destas dicas, Ivan Padovani relembra que para uma boa foto é importante, também, interagir com a comunidade a qual pretende fotografar, evitando fotos da janela do carro e de pessoas à distância, pois as imagens se tornaram mais reais. Antes de sair de casa, confira os cartões de memória e a bateria da máquina e, assim, evite não registrar os bons momentos porque acabou a bateria ou a memória da máquina.

Cuidados com a máquina também são essenciais, já que “equipamentos eletrônicos são sensíveis ao calor excessivo e umidade. Desta forma é importante evitar deixar a câmera exposta ao sol direto ou maresia”, alerta o fotógrafo.

 

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta