Ford mostra oficialmente a nova Ranger

A Ford finalmente apresentou a Nova Ranger. Segundo a Ford, a picape média chega para estabelecer uma nova referência em desempenho, capacidade off-road, design e tecnologia, além de trazer um nível de segurança inédito em seu segmento de mercado.

Com uma nova plataforma, a Nova Ranger é a única picape a contar com a classificação 5 estrelas do Euro NCAP, o principal órgão independente de avaliação de segurança veicular da Europa.

No seu desenvolvimento, a Nova Ranger foi submetida aos testes mais rigorosos em diferentes regiões do mundo, do calor do deserto às temperaturas abaixo de zero do Ártico. No total, foram mais de 1 milhão de quilômetros de testes, incluindo percursos no Brasil, para garantir o desempenho e durabilidade da picape sob todas as condições de uso.

Motores e transmissões

A Nova Ranger traz motores, sendo um na versão 3,2 litros diesel de cinco cilindros com 200 cavalos de potência, e outro 2,5 litros Flex que chaga a 168 cavalos com gasolina e 173 cavalos com etanol. Ambos motores são da nova geração Ford. A linha tem ainda um motor 2,2 litros destinado para venda a frotistas.

As transmissões também são novas. A Ranger pode estar equipada como uma transmissão automática de seis marchas, como também versões manuais de cinco ou seis marchas.

Os motores e transmissões da Nova Ranger são fabricados pela Ford e projetados especialmente para este uso, um enorme diferencial no segmento. A Ford construiu fábricas novas para a produção destes componentes.

Um novo conjunto mecânico

A picape da Ford tem um conjunto mecânico totalmente novo, incluindo o chassi. Essa nova plataforma permitiu o desenvolvimento de carrocerias dupla e simples como projetos distintos para cada utilização.

Foram criados novos sistemas de suspensão e de direção. O resultado é um veículo capaz de atender uma ampla gama de aplicações, tanto na robustez de uma picape para o trabalho, como no conforto que se exige de um modelo para passageiros.

Sua distância entre-eixos é a maior da categoria. Ao mesmo tempo, propicia um espaço interno entre os líderes da categoria. Na cabine dupla, por exemplo, a Nova Ranger oferece a melhor relação de espaço traseiro e com grande conforto e ergonomia, um ponto altamente desejado pelo consumidor de picapes.

A nova picape é capaz de transpor um “king” de 8,5 metros de altura, o maior morro artificial já construído pela Ford no Brasil. A elevação forma uma rampa com 20 metros de comprimento e ângulo de 35 graus

Entre outras provas de força, ela já foi colocada para rebocar uma locomotiva histórica de 160 toneladas em Victoria, na Austrália.

A capacidade de carga, segundo a Ford, é de 1,4 tonelada (1.800 litros de volume) na Ranger com cabine simples e 1 tonelada na de cabine dupla (1.180 litros). A profundidade máxima de água que a nova Ranger pode atravessar é de 80 cm.

Interior

Do tecido dos bancos à textura dos painéis internos e tonalidades de cores, o interior da Nova Ranger é um produto premium, sem abrir mão da durabilidade para atender a aplicações profissionais.

Os bancos são anatômicos e confortáveis, com opção de couro. A direção traz um design exclusivo e o painel tem comandos ergonômicos, com iluminação na cor azul “Ice Blue” imitando a S10 da Chevrolet.

A cabine conta com 23 diferentes porta-objetos, incluindo console no teto com porta-óculos, porta-luvas com capacidade para acomodar um laptop e um compartimento oculto sob o banco traseiro. Destaque para o compartimento refrigerado no console, ligado ao sistema de ar-condicionado, com capacidade para seis latas de refrigerante.

Equipamentos

A Nova Ranger pode oferecer, dependendo da versão: ar-condicionado automático digital de dupla zona, GPS integrado com mapas do Brasil e tela de LCD de 5 polegadas, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, computador de bordo, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, bancos elétricos com ajuste em 8 posições, controle automático de cruzeiro e comandos do rádio no volante.

Outros equipamentos disponíveis são o sistema de som com entrada para iPod, USB e conexão Bluetooth para celular; faróis com ajuste de altura; retrovisores com rebatimento elétrico; trio elétrico com abertura e fechamento e abertura elétrica do tanque de combustível são outros itens disponíveis.

As rodas de liga leve, de 16 polegadas na versão XLS e de 17 polegadas nas versões XLT e Limited, têm desenho forte e moderno.

Segurança avançada

A nova Ranger se mostra bastante segura, contando com: seis airbags (dianteiros, laterais e de cortina), carroceria ultrarreforçada com zonas de deformação programada, sensores inteligentes de severidade de impacto, freios com ABS, câmera traseira, sensor de ré, além de controle de estabilidade com 8 funções.

O controle eletrônico de estabilidade é capaz de desempenhar as seguintes funções: controle de tração, controle automático de velocidade em descidas, assistente de partida em rampa, controle de oscilação de reboque, controle adaptativo de carga, controle anticapotamento, luz de frenagem de emergência e assistência em frenagem de emergência.

Como equipamento chave nesse aspecto, o programa eletrônico de estabilidade (ESP), usa sensores para monitorar constantemente o comportamento do veículo e garantir a estabilidade e o controle.

Ele inclui o sistema de controle de balanço do trailer que monitora o comportamento do reboque e aciona os freios para reduzir a sua oscilação. O controle de carga adaptativo é um recurso adicional para os motoristas que rodam com o veículo carregado. Já o controle de descida em rampa aplica os freios para manter o veículo na velocidade selecionada em ladeiras. O assistente de partida em rampa ajuda o motorista a sair com confiança, sem deslizar para trás, ao parar em uma pista íngreme, mesmo com a picape totalmente carregada.

Por fim, o programa eletrônico de estabilidade inclui uma lógica fora de estrada que reconhece quando a picape é dirigida em superfícies irregulares e modifica o sistema para garantir o melhor equilíbrio entre estabilidade e oportunidades de intervenção.

No teste europeu, um dos mais rigorosos do setor automobilístico, a Ranger Global obteve o índice de 89% de segurança total – a melhor pontuação já atingida por uma picape e uma das mais altas registradas pelo Euro NCAP para qualquer tipo de veículo

Veja mais informações pelo vídeo:

Além disso, recebeu a nota mais alta entre todos os veículos já testados pelo Euro NCAP quanto à proteção para pedestres (81%).

O sistema avançado de segurança da Ranger começa com uma célula reforçada de proteção dos passageiros, feita com aços de alta resistência. As múltiplas áreas de absorção de carga na frente, lateral e traseira do veículo direcionam as forças de impacto para fora dos ocupantes, proporcionando alto nível de proteção em caso de colisão. Essa estrutura, junto com a nova armação em formato de escada, foi otimizada para gerenciar a energia de impacto e proteger os passageiros.

A nova Ranger também foi projetada para oferecer a proteção mais avançada para pedestres. Tecnologias criadas a partir de um projeto global de pesquisa da Ford, focado no design de veículos amigáveis para os pedestres, foram agora aplicadas pela primeira vez em uma picape. Elas incluem uma estrutura interna do capô com geometria otimizada para reduzir potenciais danos à cabeça de pedestres e para-choque com design especial e materiais absorvedores de energia.

Versões e preços

A Nova Ranger oferece uma gama completa de opções com modelos cabine simples ou dupla, motores Diesel 3.2 ou 2.2 (este último exclusivo para frotistas) ou 2.5 Flex, tração 4×4 ou 4×2 e versões de acabamento XL, XLS, XLT ou Limited. Segundo a Ford, é a linha mais completa do mercado para atender as diferentes necessidades dos consumidores do segmento.

Assim são 13 catálogos no total: cinco com motor 3.2 Diesel, quatro com motor 2.5 Flex e quatro com o motor 2.2 Diesel, este último exclusivo para frotistas.

Ranger 2.2 Diesel XL 4×4: R$ 77.900
Versão destinada a frotistas. Com tração 4×4, câmbio manual de seis marchas e motor 2.2 a diesel, ela só é vendida com cabine simples. Já traz de série direção hidráulica, ar-condicionado, travas elétricas, freios ABS (antitravamento) com EBD (distribuição de força de frenagem), coluna de direção ajustável, chave canivete e rodas de aço de 16 polegadas.Há variações da XL com cabine dupla e a XL Chassi, esta sem caçamba, que será vendida para usos com baú (como em ambulâncias); a Ford não divulgou os preços.

Ranger 2.5 Flex XLS 4×2 Cabine Simples: R$ 61.900
A Ranger XLS Flex, com cabine simples, é a primeira opção disponível para o cliente comum. Por ter motor flex (gasolina/etanol), não tem opção de tração 4×4. É equipada com câmbio manual de cinco marchas e tem tudo o que a Ranger XL traz, além de vidros elétricos, rádio com opção de MP3, rodas de liga leve de 16 polegadas e parachoque pintado na cor do veículo.

Ranger 2.5 Flex XLT 4×2 Cabine Dupla: R$ 75.500
Na versão XLT a única opção de cabine é dupla. Vem com tudo que a XLS oferece mais ar-condicionado digital, controle de estabilidade, som com Bluetooth, sensor de estacionamento, controlador automático de velocidade, volante multifuncional, bancos com ajustes de altura e lombar, rodas de liga leve de 17 polegadas, estribos laterais e detalhes externos internos cromados.

Ranger 2.5 Flex Limited 4×2 Cabine Dupla: R$ 87.500
Também só com cabine dupla. Some todos os itens já mencionados e adicione airbags laterais e de cortina, navegador (GPS) com tela de 5 polegadas, câmera de ré traseira, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, bancos de couro, ajuste elétrico do banco do motorista, santantônio esportivo, compartimento do console refrigerado, rack de teto e retrovisores externos com luzes de cortesia e dobráveis eletricamente.

Ranger 3.2 Diesel XLS 4×4 Cabine Simples: R$ 97.900
Na primeira opção da linha com motor cinco cilindros Duratorq, a lista de equipamentos é a mesma da Ranger Flex XLS com cabine simples, mas nesta versão há a opção de tração 4×4 com marcha reduzida. O câmbio passa a ser o manual de seis marchas, o mesmo utilizado na XL.

Ranger 3.2 Diesel XLS 4×4 Cabine Dupla: R$ 106.900
Mesma lista da XLS, acrescida de faróis de neblina.

Ranger 3.2 Diesel XLT 4×4 Cabine Dupla: R$ 114.900
Esta é a versão mais cara com câmbio manual. Segue o padrão de sempre: tem o mesmo pacote de equipamentos da XLT com motor flex, mas aqui com tração nas quatro rodas.
Ranger 3.2 Diesel XLT 4×4 Cabine Dupla A/T: R$ 120.400

Ranger 3.2 Diesel Limited 4×4 Cabine Dupla: R$ 130.900
Versão topo de linha; a Ford espera que ela responda por 30% das vendas do modelo.

Mercado

A linha conta com nove opções de cores. São cinco perolizadas: preto Gales, azul Mônaco, azul Aurora, cinza Ubatuba e cinza Novara; duas metálicas: prata Geada e prata Atenas; e duas sólidas: branco Ártico e vermelho Bari.

Toda a linha conta com 3 anos de garantia sem limite de quilometragem. Como oferta de lançamento, a Ford Credit e a Mapfre Seguros oferecem uma apólice de seguro para a Nova Ranger sem perfil do condutor e com preço especial.

 

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