Fórum Desafios do Magistério

Please select a featured image for your post

Aconteceu ontem, dia 20, a abertura do Fórum Desafios do Magistério no Centro de Convenções da Unicamp. O secretário municipal de Educação José Tadeu Jorge abordou o tema “Avaliação Institucional e Avaliação de Ensino”, definindo-o como ferramenta de planejamento de gestão para a melhoria contínua da qualidade da educação.

Este é o sexto ano em que o fórum é realizado com a proposta de discutir temas multidisciplinares e para que a universidade cumpra um de seus papéis de contribuir para a formulação de políticas públicas de setores diversos. "Discussões como essa aqui na Unicamp são indispensáveis para a formação de políticas públicas que levam ao ganho de qualidade e, também, para estabelecer um processo de melhoria contínua da educação básica”, afirmou Tadeu Jorge.

O secretário municipal de Educação também frisou a oportunidade da discussão do tema "Avaliação Institucional e Avaliação de Ensino" tendo como base o trabalho realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Educação (SME) e Faculdade de Educação da Unicamp, que elaboraram e aplicaram a Prova Campinas em alunos do 5º ano do ensino fundamental em março de 2008.

"Essa é uma das maneiras de enriquecer as reflexões que são realizadas para que tenhamos mais subsídios em busca da qualidade de ensino", disse Tadeu Jorge, lembrando que a Prova Campinas atualmente é a única prova criada pela SME e Unicamp para avaliar a educação básica em Campinas, que usa a interpretação como metodologia mais adequada, e que deve se tornar referência para outras cidades.

Fórum

O coordenador Geral da Unicamp, Edgar De Deca, ressaltou a busca da Unicamp pelo aprofundamento de relações com as cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC). "O Fórum é um pilar importante, pois é pela educação que a universidade se insere na sociedade e promove o desenvolvimento e crescimento, e com planejamentos estratégicos é que podemos enfrentar desafios para fazer um Brasil melhor”.

Em 2009, mais três Fóruns Desafios do Magistério serão realizados com temas diversos. Participaram deste fórum educadores, alunos da Faculdade de Educação e representantes da Secretaria Municipal de Educação.

Foram realizadas duas mesas redondas com os temas "Políticas Públicas de Avaliação Educacional: Formatos e Significados", e "Avaliação de Desempenho em Língua Portuguesa e Matemática da Rede Municipal de Campinas – Prova Campinas: Um enfoque Qualitativo”.


Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta