Fruta da época

A lichia, colhida sempre antes do Natal e do Ano Novo, possui benefícios à saúde e pode ser usada como ingrediente de receitas para a ceia. 
“Boa fonte de vitamina C, ela auxilia no aumento da imunidade e age como antiinflamatório. É pouco calórica, rica em fibras e água, por isso ajuda na manutenção do peso. A fruta ainda contém potássio, mineral eficaz no controle da pressão arterial e no combate a retenção de líquidos”, revela a nutricionista Letícia Amaral.
A fruta pode ser comprada com antecedência para a ceia de natal, se mantida em casa da maneira correta. “Ela deve ser guardada em uma tigela com tampa, assim conserva-se em média até 15 dias na geladeira”, explica a profissional.

Confira algumas receitas para a ceia, que levam a lichia em sua composição:

Salada de frutas com lichia e amêndoas

2 pêssegos

200 gramas de amoras
8 lichias
2 colheres (sopa) de amêndoas laminadas sem casca
1 colher (sopa) de suco de limão
6 colheres (sopa) de suco de laranja
3 colheres (sopa) de vinho tinto seco
1 pitada de noz moscada
Modo de preparo – Doure as amêndoas numa frigideira sem óleo. Transfira-as para um prato e deixe esfriar. Higienize as lichias e corte-as em 4 pedaços. Lave os pêssegos, corte-os ao meio e retire os caroços. Corte as metades dos pêssegos em gomos e regue com suco de limão para não escurecer. Coloque os gomos de pêssego, as amoras lavadas e as lichias numa tigela. Misture o suco de laranja com o vinho e a noz-moscada num pote pequeno e regue as frutas. Polvilhe com amêndoas e sirva em seguida.

Lichia com ricota e geleia de pimenta
10 lichias lavadas, descascadas e sem sementes
100 gramas de ricota fresca
10 pimentas biquinho
Geleia de pimenta a gosto
Modo de Preparo – Recheie as lichias com a ricota. Espete a pimenta biquinho na lichia e em seguida, regue com a geleia de pimenta a gosto. Sirva como petisco.

Salpicão saudável de lichia

10 lichias descascadas sem caroços, cortadas ao meio
1 peito de frango inteiro sem pele
1 colher (chá) de mel
1 pimentão vermelho
3 xícaras (chá) de folhas de agrião
2 colheres (sopa) de manjericão picado
Cebolinha verde a gosto
Sal a gosto
Modo de fazer – Fure o peito de frango várias vezes com a ponta de uma faca. Passe o mel por cima e salpique o sal. Asse o frango sobre uma grelha por 30 minutos. Asse o pimentão vermelho junto, sem temperar. Em uma tigela arrume o agrião, espalhe por cima a lichia e a cebolinha verde. Corte o frango em fatias e junte com a salada de agrião. Retire a pele e as sementes do pimentão vermelho e fatie finamente. Misture a salada. Regue tudo com azeite e pimenta do reino a gosto. Finalize com as folhinhas de manjericão.  
Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!