Frutas, flores, cores e cheiros

A Central de Abastecimento de Campinas S.A. (Ceasa) cresce cada vez mais e oferece produtos de qualidade e variedade, além de projetos de compromisso ambiental e social. São frutas, flores, vegetais, legumes e plantas que atraem consumidores de mais de 500 cidades, abrangendo muito além da Região Metropolitana de Campinas.

Quarto entreposto do Brasil, a Ceasa abriga o maior Mercado Permanente de Flores e Plantas Ornamentais da América Latina. Mensalmente são 60 mil toneladas de produtos que passam pela Central, gerando cinco mil empregos diretos e mais 15 mil indiretos, uma movimentação significativa na economia regional.

Segundo Demétrio Vilagra, a Ceasa é capaz de abastecer Campinas e a macro região. “Há uma grande oferta capaz de oferecer preços justos e melhores, facilitando a distribuição, compra e revenda de hortifrutigranjeiros, flores e plantas para cerca de 10% das cidades de todo país”.

Localizada em uma área de 50 0 mil m2, a Ceasa conta com mais de 950 atacadistas, entre eles o maior comerciante de frutas do Brasil, a Benassi Frutas. Com lojas em diversas cidades e capitais do país, a rede de frutas traz opções nacionais e internacionais, se destacando pela variedade e qualidade. O proprietário da loja, João Antonio Benassi, sabe da importância da Ceasa para Campinas e região. “A Central valoriza os produtores da região, que oferece produtos mais frescos, de qualidade e mais baratos. É uma forma de baratear os produtos até para o consumidor final”.

Além de oferecer produtos frescos e de qualidade, vindos do Brasil e de todo o mundo, a Ceasa cria e participa de diversos projetos sociais e ambientais. A Central é responsável pela merenda das mais de 360 escolas de Campinas, promovendo em média 164 mil refeições diárias.

O Banco Municipal de Alimentos também é realizado pela Ceasa, distribuindo alimentos a 150 entidades assistências da cidade, beneficiando cerca de 30 mil pessoas. Já o Prato Cheio é um projeto que assiste a mais de seis mil famílias em Campinas com a distribuição de cestas básicas. O programa também distribui sacolas semanais de frutas, verduras e legumes ao Instituto de Solidariedade Alimentar (ISA).

Hortas comunitárias e escolares promovem geração de renda e auxílio para recuperação e tratamento terapêutico para pessoas com diversos tipos de problemas, além de formação pedagógica para estudantes.

A Ceasa ainda possui um Sistema de Gestão de Resíduos (SGR) que trata e aproveita todo o resíduo gerado pelo comércio no local. Cerca de 80% do lixo é orgânico e o restante é formado por materiais recicláveis. Os resíduos orgânicos são transformados em adubo, que é utilizado nas áreas verdes da cidade.

A inclusão digital também faz parte dos projetos da Ceasa. O Jovem.com promove acesso gratuito a internet e a cursos de informática para jovens que vivem nos entornos da central. Cerca de 400 pessoas são atendidas mensalmente.


Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta