Gastronomia francesa conquista viajantes com trufas, champanhe e jantares dos sonhos

Conhecida mundialmente por seus sabores, a França é referência em gastronomia. Além de concentrar alguns dos melhores chefs e restaurantes do planeta, o país é lar de conceituadas escolas de culinária, como a Le Cordon Bleu.

Uma viagem pela capital francesa leva o visitante a provar delícias que variam desde crepes, croque monsieur e o tradicional croissant até pratos com carne de pato, trufas e escargot, sem contar o crème brulée e os macarons de sobremesa. Os queijos e vinhos também fazem sucesso. A Galeries Lafayette, um dos pontos turísticos mais cobiçados da Cidade Luz, por exemplo, tem uma área inteira dedicada às bebidas, inclusive com champanhes premiadas.

Por conta de toda essa tradição, a gastronomia francesa é sempre uma boa pedida para celebrar momentos e ocasiões especiais no país. Em Paris, é possível encontrar uma série de jantares especiais, repletos de requinte, que podem ser realizados em pontos turísticos, como a Torre Eiffel, restaurantes premiados e até nos melhores hotéis da cidade.

Um exemplo é o hotel Le Bungundy, que conquista o público gourmand com o restaurante Le Baudelaire. Em 14 de janeiro, o local realizará um jantar especial para comemorar os 500 anos da Maison Philipponnat, uma das produtoras de champanhe mais renomadas do mundo. A experiência contará com a presença de Charles Philipponnat, CEO da marca de bebidas, e Christophe Meynard, produtor de trufas francês.

Sommeliers da Maison Philipponnat irão propor uma seleção especial de rótulos para cada um dos pratos do menu de oito etapas. Os canapés, por exemplo, serão servidos com o Philipponnat Royale Réserve Non Dosé. Já o ovo da fazenda (frito com presunto parisiense) e as vieiras serão harmonizados com Royale Réserve Brut e 1522 Grand Cru 2013, respectivamente.

Na sequência, os visitantes poderão provar uma série de receitas com deliciosas trufas, como foie gras de pato, aipo-rábano e pombo assado com batata dauphine trufada. Tudo isso, na companhia de rótulos como Blanc de Noirs 2014, Grand Blanc L.V. 2000 e Clos des Goisses 2007.

Em seguida, o menu contará com frutas cítricas, servidas com azeite de oliva. Para finalizar a experiência, será possível degustar chocolate escuro 65% do Peru com trufas, harmonizado com Taylor’s Vintage Port Quintea de Vargellas 2000.

Para mais informações, acesse o site www.leburgundy.com