Gestação saudável

Muitas “lendas” envolvem o comportamento das gestantes, seja sobre a alimentação ou prática de exercícios físicos. Segundo Eneo de Campos Nicolósi Filho, médico da Central Nacional Unimed, uma dessas teorias é a de que grávidas devem comer por dois, porém, no primeiro trimestre da gestação o consumo diário de calorias é o mesmo e, a partir do quarto mês, devem ser consumidas, diariamente, 400 calorias a mais. Isso significa, por exemplo, menos do que um hambúrguer em fast food, ou equivalente a um prato de macarronada.
Para o especialista, além de se alimentar bem, as gestantes devem evitar bebidas alcoólicas, alimentos gordurosos, lanches rápidos, peixes e moluscos crus (pois há o risco de contrair salmonela), refrigerantes e doces. Durante a gravidez, o correto é que a futura mamãe engorde um quilo por mês.
Com relação ao tabagismo, o médico é enfático: o ideal é não fumar. “Gestantes que fumam muito podem dar à luz bebês com baixo peso e até com síndrome de abstinência de nicotina, ou seja, que sintam falta do cigarro”, explica Eneo. Exercícios físicos moderados e atividades sob orientação médica e acompanhamento de um profissional de educação física, fazem bem às grávidas, desde que a prática seja regular e moderada. Se a gestante já tiver uma rotina de exercícios físicos ou prática esportiva, poderá continuá-la no primeiro trimestre da gravidez. Deve evitar, porém, esportes de contato e exercícios abdominais. Já as grávidas sedentárias, só devem iniciar a ginástica no segundo trimestre.
Práticas esportivas de alto impacto, como basquetebol, voleibol, futebol, artes marciais e corridas intensas não são indicadas. Durante os exercícios, é importante que a gestante não fique por longos períodos em ambientes quentes e úmidos, use roupas leves e beba muita água. Ginástica ao ar livre exige o uso de protetor solar e, deve ser realizada até as 10h e após às 16h. Se a grávida sentir cansaço excessivo, tontura, contrações ou dores nas articulações deverá interromper os exercícios e consultar imediatamente seu médico de confiança.

    

Nenhum Comentário Ainda

Deixar uma Resposta

error: Content is protected !!